6:25Bukowski, o retorno

Do Painel das Letras, na FSP

Charles Bukowski tem sua obra agora na HarperCollins e volta em novas edições

Editora vai publicar ‘Factótum’ e ‘Pulp’ após adquirir direitos sobre todo o trabalho do americano

A HarperCollins acaba de comprar os direitos sobre a obra completa do americano Charles Bukowski, que ganhará nova identidade visual num projeto de estofo inaugurado em julho pelo romance “Factótum”, logo seguido de “Pulp” em agosto.

Nascido na Alemanha, de onde saiu aos três anos, o escritor foi marcado por uma infância abusiva e por uma vida de rejeições, alcoolismo e trabalhos braçais antes de conseguir ser publicado. Sua literatura ficou conhecida pelo estilo bruto, pessimista e completamente despudorado.

O projeto é ambicioso porque a obra de Bukowski é prolífica, tendo mais de 40 títulos entre romances, poemas, contos e ensaios. O autor vinha sendo publicado pela L&PM nas últimas décadas, mas livros pontuais já tinham saído em outras editoras —como o próprio “Factótum” nos tempos áureos da Brasiliense.

Também é uma obra arriscada em tempos em que editoras contratam “leitores sensíveis” —Bukowski já foi muito acusado de misoginia, só para começar. A editora pretende incluir prefácios contextualizando cada livro em seu tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.