17:54Carbajal, adeus

por Luís Curro, na FSP

Morre o único goleiro a ter atuado em cinco Copas do Mundo

Mexicano Antonio Carbajal, que encarou o Brasil duas vezes e levou seis gols, tinha 93 anos

Antonio Felix Carbajal Rodríguez era conhecido em seu país, o México, como “O Cinco Copas”. O apelido é autoexplicativo: referia-se ao número de Copas do Mundo por ele disputadas.

Ele foi o primeiro de oito atletas que marcaram presença em cinco Mundiais.

Depois vieram seus compatriotas Andrés Guardado, Rafael Márquez e Guillermo Ochoa e os craques Lothar Matthäus (Alemanha), Gianluigi Buffon (Italia), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lionel Messi (Argentina).

Desses, os goleiros Ochoa e Buffon, apesar de terem estado em cinco edições da Copa, não foram a campo em todas. O primeiro ficou na reserva em 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul), e o segundo foi suplente em 1998 (França).

Carbajal, que tinha 1,81 m (os goleiros à época não eram tão altos como os de agora), participou dos Mundiais de 1950 (Brasil), quando tinha 21 anos, 1954 (Suíça), 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1966 (Inglaterra).

No total, atuou como titular em 11 partidas, sendo que em todas as Copas em que esteve começou jogando pelo menos uma vez e foi o capitão do time em duas delas (1958 e 1962).

Não teve, contudo, sucesso nos resultados: oito derrotas, dois empates e uma única vitória, em 1962, 3 a 1 na Tchecoslováquia, que chegaria depois à decisão e perderia para o Brasil de Garrincha, Vavá e Amarildo.

O Brasil foi o adversário que mais vezes Carbajal enfrentou em Copas, duas vezes: 0 a 4 em 1950, no Maracanã com mais de 81 mil torcedores, e 0 a 2 no estádio Sausalito, em Viña del Mar.

 

Vestindo uniforme preto, o goleiro Antonio Carbajal, que defendeu a seleção mexicana em cinco Copas do Mundo, de 1950 a 1966, salta para tentar fazer defesa

O goleiro Antonio Carbajal defendeu a seleção mexicana em cinco Copas do Mundo, de 1950 a 1966 – Gazeta Sportuliror

Nesse segundo jogo, no Mundial chileno, levou um gol de Pelé, antes de o Rei do Futebol se machucar e desfalcar a seleção brasileira no torneio.

Nos 11 jogos de que participou, o camisa 1 mexicano foi vazado 25 vezes, média de 2,3 gols por partida.

Não buscou a bola nas redes uma única vez, justamente em sua última aparição em um Mundial, diante do Uruguai, 0 a 0 em 1966 no lendário estádio de Wembley, em Londres.

“É com profunda tristeza que tomamos conhecimento da morte de Antonio Carbajal, o primeiro futebolista a disputar cinco Mundiais”, escreveu o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Carbajal, o último remanescente da seleção mexicana que veio ao Brasil para a Copa de 1950, morreu na terça-feira (9), aos 93 anos, em León, cidade em que defendeu o clube local por 17 anos.

Em rede social, o León prestou sua homenagem: “Dom Antonio, as lendas nunca morrem. Sempre seguiremos sua mão. É uma honra ser o seu time”. O site da seleção mexicana foi sucinto e direto: “Você é eterno”.

Carbajal tinha problema de pressão alta e estava hospitalizado havia uma semana.

2 ideias sobre “Carbajal, adeus

  1. Fernando

    Morre o único goleiro a ter atuado em cinco Copas do Mundo

    Mexicano Antonio Carbajal, que encarou o Brasil duas vezes e levou seis gols, tinha 93 anos

    Claro! Com 93 anos levou apenas seis gols!!! O Brasil jogou muito mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.