16:31Wayne Shorter, adeus

Da FSP

Morre Wayne Shorter, saxofonista e vencedor de 12 Grammy, aos 89 anos

Um dos grandes expoentes do instrumento, músico brilhou nos anos 1960 e trabalhou com Milton Nascimento em ‘Native Dancer’

Morreu nesta quinta-feira (2) o saxofonista e compositor Wayne Shorter aos 89 anos em um hospital de Los Angeles. A informação foi confirmada pelo assessor do músico, Alisse Kingsley, ao jornal The New York Times.

axofone, Shorter venceu 12 estatuetas do Grammy, além de outros prêmios. O artista iniciou sua carreira nos anos 1960 e participou de grupos como o Art Blakey’s Jazz Messengers, Miles Davis’s Second Great Quintet e Weather Report.

O músico ainda foi homenageado com o prêmio Polar, classificado no meio como equivalente ao Nobel da música. Na descrição do júri, a música moderna não teria chegado tão fundo se não fossem as explorações do saxofonista.

As colaborações não se restringiram ao jazz, e o saxofonista gravou com nomes como Carlos Santana, Joni Mitchell, Steely Dan e a banda de rock Rolling Stones. Além disso, em 1974 ele trabalhou com Milton Nascimento no disco “Native Dancer”, construído durante seu período no Weather Report.

O álbum é admirado desde então por músicos influentes, incluindo o guitarrista Pat Metheny e a vocalista Esperanza Spalding

Nas redes sociais, o cantor Milton Nascimento lamentou a morte do músico. “Wayne Shorter foi —e sempre será— mais do que um parceiro musical. Desde que nos conhecemos, nunca nos separamos. Em 1975, ele me convidou para gravar o ‘Native Dancer’, e mudou a minha vida e carreira pra sempre”, escreveu.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.