6:26NOVOS DEUSES

de Carlos Castelo

Devido ao grande êxito de minha palestra sobre os Novos Deuses Greco-Romanos, na Tenda Cágado, da FLIP, divido com os leitores um pouco do que explanei na ocasião em Paraty.
Para os que acreditam que são os homens que criam os deuses, e não o oposto, é natural supor que as divindades de agora não são as mesmas da época de Sócrates.
Foi a partir de tal premissa que passei a estudar os deuses atuais mais significativos para o Homem brasileiro do século XXI.
Na Grécia Antiga, o deus das divindades era Zeus. Minha primeira surpresa na pesquisa aconteceu ao notar que ele não é mais o rei supremo dos céus, o pai dos deuses e dos homens. Quem faz esse papel hoje é Pecúnia, a deusa do dinheiro. É ela quem decide tudo no Monte Pascoal e em relação ao cotidiano do povo.
Pecúnia é auxiliada por dois deuses bastante influentes: Breja e Taurus. A primeira é a divindade ligada à cerveja e adorada como deusa do fogo. O segundo está ligado às armas, à guerra e à violência.
Quando Pecúnia, Breja e Taurus se cruzam, é melhor sair de baixo porque, lá de Cima, virá uma chuva de canivetes. Dizem que a última vez em que isso ocorreu, a seleção brasileira perdeu, da Alemanha, por 7 a 1, em casa.
Uma outra deidade muito querida pelo povo é Crediárius. Há, inclusive, inúmeros oratórios com sua imagem espalhados por todo o país. No dia 30 de cada mês é possível ver multidões orando e acendendo velas em sua honra.
Compete com Crediárius em popularidade, Percelfone, a adorada deusa do telefone celular. É a ela que a população recorre clamando por planos pré-pagos com desconto e pedindo intercessão quando a tela do aparelho se espatifa, ou entra água no circuito impresso.
Tem ainda cadeira cativa no Monte Pascoal, Ludopédio, o deus do futebol.  Sem a presença dessa potestade, a mitologia brasileira não seria completa. Quando ele se une a Gandaia, protetora do Carnaval, a felicidade é completa. Se nesse momento, Pecúnia e Breja surgirem, é o auge.
Basta rezar para que Taurus não dê as caras. Senão, durante a festança, mesmo com a intervenção de Percelfone, vão roubar os celulares de todo mundo.
*Publicado no O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.