por Cláudio Henrique de Castro
O consumidor recebe em seu aparelho celular a seguinte mensagem de SMS: “Olá Sr. (a) (primeiro nome ou nome completo da pessoa), empréstimo no valor de R$5.177,30 foi aprovado com sucesso caso não reconheça ligue 0800878 2562.”
A pessoa se preocupa e crê que alguém fez um empréstimo em seu nome e no número indicado atende a telefonista da falsa central telefônica, encaminha um falso motoboy, entre outros procedimentos, e eles conseguem os dados sensíveis do consumidor para submetê-lo a um golpe digital.
Ao perceber, o cliente deve avisar seu banco sobre essa tentativa de burlar a segurança pessoal. Havendo dúvida, deve falar com seu gerente ou servidor de confiança da instituição financeira.
Caso seja vítima do golpe deve, imediatamente, bloquear o cartão de crédito, avisar o banco e entrar em contato com a Polícia Civil registrando o golpe,por meio de boletim de ocorrência digital ou pessoalmente.
Alguns bancos possuem SMS gratuito e centrais específicas para receber essas denúncias.
Os bancos e instituições financeiras deveriam intensificar os avisos de possíveis fraudes aos clientes, pois possuem responsabilidade quanto prevenção de fraudes.
Esse limite de responsabilidade e sua indenização aos consumidores ainda não está bem definido por lei ou pelo Banco Central.
Na prática, muitas vezes o cliente arca com o golpe e as instituições financeiras ficam impunes.
A forma de prevenção obrigatória é que os bancos acompanhem esses crimes e suas tentativas e alertem, periodicamente, aos seus clientes dando publicidade e informando o uso correto dos meios digitais.