Do Analista dos Planaltos
O governador Ratinho Junior (PSD) voltou a atacar a gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB), da qual foi secretário de Desenvolvimento Urbano por cerca de quatro anos. Ontem, no lançamento da consulta pública ao edital da Nova Ferroeste, Ratinho Junior disse: “Quando assumi o governo, em 2019, fui perguntar se existia projeto, estudo ambiental e de viabilidade. Não existia nada. Ou seja, a Ferroeste serviu apenas para cena política nos últimos anos”. A declaração está na matéria da Agência Estadual de Notícias(http://(https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estado-divulga-o-edital-da-Nova-Ferroeste-ligacao-ferroviaria-que-vai-transformar-o-Pais), mesmo órgão que, em 23 de novembro de 2017, quando Beto Richa era governador, noticiava “Governo apresenta projeto de nova ferrovia e lança PMI” (https://www.historico2.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=96366&tit=Governo-apresenta-projeto-de-nova-ferrovia-e-lanca-PMI).
Em 26 de fevereiro de 2018, a AEN divulgou que o Governo do Estado anunciou os quatro consórcios selecionados para fazer os estudos sobre a ferrovia (https://www.historico2.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=97367&tit=Consorcios-que-farao-estudos-sobre-ferrovia-sao-divulgados), com a informação de que “na primeira fase, as empresas autorizadas vão elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia”. Ou seja, contrariando a fala de Ratinho de que não existia nada, os trabalhos foram iniciados na gestão Beto Richa/Cida Borghetti, com previsão de conclusão em 270 dias, mas só não chegaram a ser finalizados devido à desistência dos consórcios.
Em abril de 2019, já na gestão Ratinho Junior, o último consórcio, financiado por coreanos, abandonou os estudos (https://www.gazetadopovo.com.br/parana/ferrovia-nova-ferroeste-parana-mato-grosso-trem/), obrigando o Estado a buscar uma nova alternativa para dar prosseguimento ao projeto. Intrigas políticas à parte, o fato é que o valor da obra mais do que triplicou de um mandato para outro. Enquanto a gestão Beto Richa previa um investimento de R$ 10 bilhões para construir uma ferrovia de 1 mil quilômetros, a de Ratinho Junior prevê R$ 35,8 bilhões para um traçado de 1.567 km.
O Little Mouse Jr vive de projetos e nenhum sai da prancheta, é caso da ponte de Guaratuba, cidade da polícia e a ferroeste. Fora o que se gasta só para fazer esses projetos
3 anos e meio depois que o Rato vem denunciar isso e só fez agora por que Richa diz ter descartado ele que vive ligando depois de congelar Richa em todo o seu governo e como esse agora não atende o Rato ele então agora começa fazer esse tipo de coisa.
E aquela fidelidade canica ao Richa ? acabou?