15:01A tendendência no mercado imobiliário

Assim veio

Imóveis amplos e coberturas são tendência para 2022 no mercado imobiliário de Curitiba

Mudança nas regras sobre metragem de condomínios residenciais na capital deve limitar a oferta de imóveis com as características buscadas pelas famílias para o cenário pós-pandemia

Depois de um ano que consolidou mudanças importantes na relação dos brasileiros com a moradia, a previsão do mercado imobiliário para 2022 em Curitiba é de que a procura por imóveis e condomínios mais amplos continue em alta no cenário pós-pandemia. Mas a oferta de casas e apartamentos novos e espaçosos não deve acompanhar a alta procura, impulsionada pela consolidação do modelo híbrido de trabalho. O alerta é do executivo do setor, Ilso Gonçalves, diretor comercial da JBA Imóveis.

No caso dos condomínios horizontais – de casas ou sobrados -, a explicação é a regra em vigor na capital que limita a metragem dos empreendimentos residenciais. A lei municipal 15.511, de 2019, estabeleceu o limite de 20 mil m2 para o uso conjunto de terrenos para a habitação. Com isso, os condomínios que serão construídos nos próximos anos em Curitiba tendem a ter áreas de uso compartilhado reduzidas e deverão dispor de menos espaço para áreas comuns, como salões de festas, quadras poliesportivas e piscinas. Outra mudança deve ser a redução do número de lotes por condomínio, o que vai encarecer a taxa de manutenção para os moradores, explica o consultor. “Um condomínio de 20 mil metros quadrados abriga, no máximo, 60 lotes. Então, aqueles condomínios com 90, 100 ou até 120 lotes não serão mais construídos em Curitiba”.

 

A partir da redescoberta da residência como um espaço multiuso na pandemia, os imóveis compactos e super compactos perderam relevância. As famílias passaram a conviver mais e compartilhar os ambientes da casa para trabalhar e estudar. Além disso, aumentou o tempo de permanência nas residências, com o crescimento do e-commerce e da oferta de serviços online. Isso fez com que a necessidade de mais espaço ficasse evidente. Mas, além da metragem maior, as casas e apartamentos que atendem ao upgrade necessário para essa nova configuração da moradia inclui cômodos extras, para o uso como escritório, e espaços de lazer e relaxamento dentro dos imóveis, como os quintais ou os gardens, que são varandas ou terraços privativos com jardins. “Muitos profissionais e empresas se adaptaram bem ao trabalho em casa, às ferramentas de expediente remoto e não abrem mão mais da comodidade, da economia e da produtividade nesse ambiente mais controlado. Para quem se encaixa no perfil, é uma realidade que não tem mais volta”, opina Gonçalves.

 

Com a mudança prevista nos padrões das edificações futuras de Curitiba, o especialista orienta que o momento é oportuno para a compra do terreno ou do imóvel em condomínio residencial com as características que ganharam importância na pandemia. “Quem já planeja a mudança para uma casa ou apartamento maior não deve perder tempo e precisa garantir o terreno para essa construção. Como o processo envolve a elaboração de projeto específico, a aprovação da obra, entre outras etapas de execução, é fundamental se antecipar”, destaca o diretor, que também lembra da relação custo-benefício da decisão de antecipar o investimento: “Logo, vão restar disponíveis no mercado de Curitiba apenas os imóveis usados com essas características, que demandam o desembolso de alguma reforma. Além disso, é importante levar em conta o aumento crescente nos custos da construção civil, com dólar em alta, assim como o custo do frete, em consequência dos preços dos combustíveis derivados do petróleo”, ressalta.

 

Coberturas também em alta

Além dos condomínios residenciais horizontais, as coberturas nos empreendimentos verticais também têm procura maior que a oferta em Curitiba. E essa também é a tendência para 2022. Por isso, a orientação para quem está a procura de cobertura ou penthouse é buscar lançamentos e comprar o imóvel na planta. “É raro o edifício que fica pronto e ainda tem à venda unidades de cobertura ou plantas especiais, como os apartamentos tipo garden ou duplex com terraço”, alerta Gonçalves.

 

O executivo teve um exemplo que confirma a recomendação dentro da própria empresa. A gerente administrativo-financeira da JBA, Nadia Kuczarski, fechou negócio na pandemia para morar com a família em um apartamento maior. E optou por uma cobertura comprada na planta. “Vivemos várias situações de apuros em casa durante a pandemia, para conciliar a rotina de todos. Eu e meus dois filhos, que estão no Ensino Médio e faculdade, estamos dividindo o escritório há meses. Meu marido se instalou na cozinha para o trabalho remoto”, conta. Com a compra do imóvel na planta, o sonho da cobertura se tornou realidade. A família espera a entrega, em abril de 2022, para fazer a mudança.

 

Sobre a JBA Imóveis

Eleita a Imobiliária do Ano 2021 pela Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná), a JBA Imóveis tem 29 anos de atuação em Curitiba, com uma loja virtual e seis lojas físicas em diferentes pontos da cidade, como Jardim das Américas, Santa Felicidade, Boa Vista, Boqueirão e Portão. A empresa tem parcerias firmadas com 130 construtoras e conta com cerca de 150 colaboradores. A imobiliária  tem uma carteira de mais de 20 mil imóveis em Curitiba e Região Metropolitana e registrou crescimento nas vendas de 53% no ano de 2020, em comparação com o desempenho obtido em 2019.

2 ideias sobre “A tendendência no mercado imobiliário

  1. Volta Luiz Abi Antoun, o MP te esqueceu

    Clientes de imóveis de luxo, grandes e chiques:

    Deltan Dallagnol
    Sérgio Moro
    Diogo Castor de Mattos

    E demais membros da lava-jato.

    Além dos advogados orbitais, que enriqueceram. Vide o irmão do Diogo Castor.

    Imaginem como será quando Moro foi eleito Presidente do Brasil. Meu Deus!

  2. MPF é muito melhor do que isso

    Deltan e Diogo são duas figuras que envergonham o glorioso MPF. Escroques.

    Indivíduos que se apoderaram de bens que pertenciam a outras pessoas por meios ardilosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.