18:57O reservatório de Itaipu como exemplo

Da assessoria de imprensa da Itaipu

Associação quer replicar experiência com uso sustentável do reservatório de Itaipu em outros lagos do País

Encontro com diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira, foi na tarde desta quinta-feira (19). Na ocasião, o diretor também garantiu a manutenção dos royalties da Itaipu

diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, recebeu na tarde desta quinta-feira (19) representantes da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Durante o encontro, a associação mostrou interesse pela experiência da Itaipu com os usos múltiplos do reservatório, além das práticas de sustentabilidade que asseguram a qualidade da água. Uma próxima reunião com a Diretoria de Coordenação da Itaipu será marcada para dar continuidade à troca de experiências.

Na ocasião, o general também garantiu à associação que a Itaipu não vai deixar de repassar os royalties aos municípios, após a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, em 2023. “A manutenção dos royalties está garantida”, afirmou. O recurso é repassado aos municípios que tiveram áreas alagadas pelo reservatório da usina. Na reunião, também foi debatido o potencial pesqueiro do reservatório.

Esse foi o primeiro encontro do general Ferreira com a associação, que representa mais de 700 municípios, entre sedes de usinas hidrelétricas e cidades alagadas por reservatórios, em 21 estados brasileiros. Também participaram do encontro o prefeito de Ilha Solteira e presidente da AMUSUH, Otávio Augusto Giantomassi; a prefeita de Araporã (MG), Renata Cristina Borges; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o prefeito de Guaíra Heraldo Trento; e a secretária executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio; além de assessores do diretor-geral brasileiro.

 

 

De acordo com o general Ferreira, Itaipu tem uma grande preocupação em manter a qualidade da água do reservatório, que significa a manutenção da produção de energia por muito mais tempo. Recentemente, a empresa recebeu solicitação do governo do Mato Grosso do Sul para aplicar a metodologia da Itaipu na recuperação da bacia do Rio Iguatemi, um dos afluentes do reservatório da Binacional, e que sofre com assoreamento.

 

 

“O cuidado com a água e a constante melhoria do uso de nossas máquinas têm feito Itaipu bater recordes de produtividade, ou seja, estamos produzindo mais energia com uma quantidade menor de água. E isso é fundamental nesses tempos de crise hídrica pelo qual estamos passando”, afirmou o diretor-geral. Segundo ele, Itaipu está de portas abertas para novos encontros e troca de experiências com a associação. “Colocamos as nossas equipes à disposição para novas conversas”, concluiu.

 

Associação quer replicar experiência com uso sustentável do reservatório de Itaipu em outros lagos do País
Encontro com diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira, foi na tarde desta quinta-feira (19). Na ocasião, o diretor também garantiu a manutenção dos royalties da Itaipu.

O

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.