Do correspondente em Brasília
Setores importantes do governo e da imprensa já perceberam o óbvio: o novo Diretor da Polícia Federal, delegado Paulo Maiurino, é maior que o novo ministro da Justiça, o também delegado Anderson Torres. É mais antigo na carreira como delegado, tem mais história dentro da instituição e tem muito mais articulação política. Na análise de um veterano analista de Brasília, “o paletó tá maior que o ministro”, lembrando que o Ministério da Justiça sempre foi reservado a figuras de real destaque no mundo jurídico ou grandes lideranças políticas.
Ledo engano, ambos, Torres e Maiorono estão a muito tempo fora da PF,construíram suas carreiras sempre na “aba” de políticos “amigos” e não no dificil dia a dia da polícia, alias, essa atividade foi a que menos exerceram em seus períodos como servidores da PF.
O Presidente Bolsonaro, subverteu a hierarquia dentro da PF, colocando Diretores com.pouco tempo de serviço e pouca ou nenhuma.experiencia de trabalho policial, optou pelos adeptos em detrimento da.experiencia e capacidade prpfissional