por Renato Terra
1) A Bananinha Republic é um projeto de Brazil cuja finalidade é avacalhar qualquer projeto de Brasil.
2) A Bananinha Republic deve ter um chefe de Estado que rejeita a instituição de Estado. Apequena o país para poder moldá-lo ao seu quintal.
3) A Bananinha Republic cozinha o Brazil num caos permanente para depois reparti-lo em fatias e servir, com leite condensado, numa bandeja.
Para que a Bananinha Republic continue logrando êxito, alguns novos projetos se apresentam de forma inadiável.
Meu Exército, Minha Milícia
As Forças Armadas devem dar uma bananinha para a Constituição. Atuarão como seguranças do Líder Supremo e de seus familiares. Os leões de chácara da Bananinha Republic têm o dever de destruir a liberdade de quem não concorda com a interpretação que o Líder Supremo dá para liberdade.
Sítio de Estado
Para que a imprensa comunista pare de jogar holofotes turvos sobre o talento imobiliário dos filhos do Líder Supremo, a Bananinha Republic decretará o Sítio de Estado. Todas as chácaras, mansões, fazendas, sítios passam a ser propriedade do Estado. Há que se levar em conta que o Estado é propriedade do Líder Supremo.
Sistema Deus Vult de Saúde
Todo conhecimento científico será abandonado para que a sabedoria do Líder Supremo cure a população. A cloroquina será adotada como tratamento precoce para todas as doenças, angústias, acidentes domésticos e mau-olhado. O Placar da Vida será adotado como estatística oficial: a Bananinha Republic saberá diariamente quantas pessoas estão curadas de tuberculose, tifo, peste bubônica e comunismo.
Programa de Aceleração do Armamento
Os cidadãos de bem poderão adquirir armas de fogo desde que seus anseios de liberdade estejam alinhados com a interpretação que o Líder Supremo dá para a liberdade. Ou seja: as armas poderão ser usadas para o garimpo, a invasão de terras indígenas, a destruição da floresta e sobretudo para evitar o comunismo.
O Programa de Aceleração do Armamento tem função estratégica na Bananinha Republic. Seu objetivo a médio prazo é eximir o Estado de qualquer política pública de segurança. E também eximir o Estado de qualquer ação coordenada de combate ao desmatamento. Atuará de maneira integrada com o programa Meu Exército, Minha Milícia.
O Programa de Aceleração do Armamento é o mais contundente avanço em direção a uma das cláusulas pétreas: a Bananinha Republic tem um chefe de Estado que rejeita a instituição de Estado.
*Publicado na Folha de S.Paulo