O Tribunal de Contas do Estado do Paraná informa:
TCE-PR vai apresentar ao TJ-PR relatório sobre os riscos de contaminação nos ônibus
O TCE-PR vai apresentar ao Tribunal de Justiça do Paraná e à Prefeitura de Curitiba um relatório técnico e científico que sustenta que o transporte coletivo é um grande foco de contaminação da Covid-19.
Desde o ano passado, técnicos do tribunal atuam fiscalizando aglomerações nos ônibus de Curitiba. Já foram encontradas irregularidades e expedidas orientações para diminuir o risco de contágio.
Constatação que motivou a Corte paranaense a emitir uma cautelar nesta sexta-feira (19) para a restrição do transporte coletivo na capital. E que no fim da noite do mesmo dia viria a ser derrubada , em caráter liminar, por decisão judicial.
O presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, explica que a medida da Casa de Contas não foi repentina e sim motivada, principalmente, pelo colapso do sistema de saúde da capital, com a falta de leito disponível para o tratamento intensivo de pacientes com a Covid-19.
Em nota, Camargo explica detalhes dessa fiscalização, inclusive com o conhecimento da administração municipal.
NOTA DO PRESIDENTE
Recebi com serenidade a decisão judicial, em caráter liminar, que derrubou a cautelar do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Havia determinado a restrição do transporte público, a partir deste sábado, com a intenção de diminuir a propagação do Covid-19 e evitar a sobrecarga no sistema de saúde.
Respeito a decisão do Tribunal de Justiça (TJ), a qual deve ser cumprida. No entanto, o Tribunal de Contas continuará defendendo a sua missão constitucional de zelar pelo serviço público de qualidade, pelo contribuinte, pelo cidadão e pela vida humana.
Baseado no intenso trabalho de fiscalização do TCE-PR e apoiado no resultado, números técnicos e científicos, que eu apresentarei à própria prefeitura e ao TJ-PR, já no começo da próxima semana, no sentido de reconsiderar a decisão judicial. Acredito, infelizmente, que o transporte coletivo é um dos principais vetores de transmissão.
A título ilustrativo destaco um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais que concluiu que a utilização de transporte público, por meio de ônibus, torna-se um dos locais de maior propagação do vírus. A pesquisa coordenada pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Mateus Westin, é esclarecedora sobre os riscos de se contaminar com o coronavírus no transporte público.
Respeito a decisão do desembargador Luiz Osório Moraes Panza, o qual foi meu professor de direito Constitucional, mas é importante alertar que no mandado de segurança, impetrado pela Prefeitura de Curitiba, para reverter a medida cautelar do TCE-PR, o município omitiu a informação que o sistema de transporte da capital está sendo fiscalizado desde que as empresas do transporte coletivo passaram a receber subsídio de verbas municipais para operar durante a pandemia. A contrapartida seria aumentar a frota circulante para oferecer ônibus com lotação adequada aos decretos municipais em vigor.
Desde outubro do ano passado, técnicos do TCE-PR atuam fiscalizando aglomerações no transporte coletivo. Já foram encontradas irregularidades e expedidas orientações para diminuir o risco de contágio. Deste modo, é importante ressaltar que a decisão cautelar tomada nesta sexta-feira não foi repentina, faz parte de um processo fiscalizatório desta Corte de Contas em curso há mais de um ano, com o conhecimento da Prefeitura de Curitiba.
Pelo último relatório, aferido nesta sexta (19/3) pela coordenadoria de auditorias, conclui-se que em 11,04% dos casos observados os usuários foram expostos a riscos acima do recomendável para a atual situação. Os dados e registro de imagens do trabalho da equipe de fiscalização do TCE-PR estão à disposição do poder judiciário e da própria prefeitura.
Cabe salientar ainda que o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) solicitou ao TCE-PR para que o transporte coletivo da capital fosse totalmente paralisado. De acordo com a diretoria do Sindimoc, cerca de 100 trabalhadores do transporte coletivo perderam a vida para a Covid-19 desde o início da pandemia.
Daí a necessidade de uma ação incisiva, no sentido de levar mais segurança, ao PERMITIR APENAS a circulação de profissionais da saúde, de serviços considerados essenciais, inclusive os de vacinação contra o Covid-19.
Lamento profundamente os ataques pessoais do prefeito Rafael Greca que admiro como gestor público e engenheiro do IPPUC, bem como sua competente equipe, em especial minha particular amiga Vanessa Volpi, procuradora-geral do município.
Entendo que a questão não deve ser pessoalizada. Sendo assim, cabe ao Judiciário, diante aos fatos que serão apresentados em recurso por esta Corte de Contas, tomar a melhor decisão.
Deixo aqui meus sentimentos para todas as famílias que sofrem a dor irreparável de perder alguma pessoa querida por causa da Covid-19.
Fabio Camargo
Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná
O TC esquece de quem manda no prefeito na cidade. Eles pouco importam se potencializa a transmissão. Importa sim, os milhões despejados nos cofres das empresas, explodam se o resto.
Quanto zelo!!!
Como diria Zé Beto: expressionante!
Seguinte: Empregados em farmácias, padarias, açougues, bancas de jornais, ônibus a partir das 6 horas com retorno às 20. Em mercadinhos de bairros, pequenas lojas de materiais de construção, das 8 com retorno às 18. Em supermercados, para atendimento de 70 anos em diante, das 7 às 10, de 40 a 70, das 10 às 16 e dos 20 aos 40, das 16 às 22. Escritórios de advocacia especializados em atendimento que não exige a presença do profissional, das 10 às 14 (melhor em home), para cozinheiros de restaurantes (somente delivery ou drive) das 8 às 14 e das l6 às 20 e para atendentes, das 10 às 14 e das 18 às 20. Para funcionários de lojas de rua, das 10 às 16. Enfim, apenas a sugestão para estudo de escalonamento de horários de ônibus.