Do site Poder360
Os resultados foram divulgados em apresentação virtual nesta 3ª feira (16.mar.2021). O estudo completo será publicado em livro, lançado pela CUT, previsto para o fim de abril. Eis a íntegra da apresentação (378KB).
O levantamento do Dieese foca na Petrobras e no setor da construção, ao fazer um mapeamento de obras afetadas na construção civil e de valores não investidos pela estatal. Como resultado, cerca de 4,4 milhões de postos de trabalho foram perdidos no país de 2014 a 2017, como consequência da operação. Do total, 1,1 milhão são do setor da construção civil.
Além das cadeias produtivas de petróleo e gás e da construção civil, a operação afetou indiretamente outros segmentos da economia, apontou a pesquisa. A perda de investimentos foi estimada em 3,6% do PIB de 2014 a 2017.
A Lava Jato também impactou na arrecadação de impostos. De acordo com o estudo, R$ 47,4 bilhões em impostos diretos deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos.
Para o presidente da CUT, Sérgio Nobre, as ações da Lava Jato eram “espetaculosas” e expunham o nome das empresas. “Tanto a Petrobras como o setor de construção foram dizimados pela Lava Jato. Quem comete crime são as pessoas. As empresas e os empregos têm que ser preservados”, afirmou.
Nobre disse que entregará cópias do estudo aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Defendeu uma investigação sobre as pessoas que atuaram na operação, para apurar supostos interesses de empresas estrangeiras na quebra das companhias nacionais.
Para o presidente da CUT, a Lava Jato tinha um projeto de poder e que sua atuação foi responsável por eleger o presidente Jair Bolsonaro.
A LAVA JATO
A força-tarefa da Lava Jato foi criada em março de 2014 pelo MPF-PR (Ministério Público Federal no Paraná). As operações deflagradas pelo grupo se notabilizaram pelas prisões de políticos e empresários. A maioria dos casos foram julgados pela 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba-PR, que tinha Sergio Moro como juiz federal até 2018.
A operação Lava Jato é considerada a maior ação contra a corrupção no país. Há desdobramentos no Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal. No início de fevereiro, a força-tarefa do Paraná foi incorporada ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPF.
Por esta lógica enviesada do DIEESE, quanto mais corrupto for o país, maior será o seu desenvolvimento. E o idiota aqui sempre pensou que o combate à corrupção é que promovia o crescimento social e econômico, melhorando a distribuição de renda e diminuição da desigualdade social. Quão estúpido estou me sentindo.
Foi a CORRUPÇÃO descoberta pela Lava Jato que acabou com muita coisa!
A Lava Jato é a matriz da nova corrupção no Brasil. Só trocaram as moscas de plantão…
Que palhaçada E o site que dá voz à essas organizações criminosas faz parte desse grupo de bandidos e corruptos
Os recursos que deixaram de entrar no Brasil para aonde foram investidos. A OCDE, não permite a entrada do Brasil no grupo por razões de sepultaram o combate a corrupção. O problema do Brasil é puramente político, reformas emperradas e a cleptocracia. Deixaram de investir no Brasil por conta da lava jato, investimentos desta natureza especulativo não é atraente aos interesses de quaisquer país sério
Provavelmente recursos desviados do Brasil que retornaria para serem lavados.