12:25Manoel Coelho, adeus

Do portal Bem Paraná

Arquiteto Manoel Coelho morre, aos 80 anos, em Curitiba

Morreu nesta manhã de quinta-feira, 4, o arquiteto e urbanista Manoel Coelho, de 80 aos, em Curitiba. Ele deixa a esposa Denise, três filhos e uma neta. Coelho era natutak de Florianópolis. Ele formou-se em 1967, com a primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos. Participou ainda da coordenação de implantação dos Cursos de Design, em 1975.

Como estagiário do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, participou do planejamento urbano de Curitiba depois como arquiteto da equipe técnica e posteriormente como técnico consultor, desenvolveu uma série de projetos para a Cidade.

Desde 1973, coordenava  a área de Planejamento Físico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde desenvolveu os projetos de todas as instalações dos Campus Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Toledo e Maringá.

Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná e ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Curitiba. De 1975 a 1980 coordenou um projeto de Desenvolvimento Urbano para a Cidade de Criciúma, Santa Catarina, abrangendo Projeto de Identidade Corporativa, Mobiliário Urbano, Sistema de Circulação, Paço Municipal, Centro Cultural e Centro Esportivo.

A partir de 1999 projeta as instalações da Universidade Positivo, com 15.000 alunos, em uma área de 440.000,00 m²., que abriga os edifícios didáticos, esportivos, o grande Teatro Positivo e o ExpoUnimed.

Foi palestrante em várias cidades brasileiras e em alguns países; foi homenageado na 5 ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo com Sala Especial e recebeu vários prêmios, destacando-se pelos projetos na 3 ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Selo de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design e o Grande Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso de Arquitetos Oscar Niemeyer, em 1997. (Com informações do portal MCA).

2 ideias sobre “Manoel Coelho, adeus

  1. julio zaruch

    O arquiteto Manoel Coelho lutava há três anos contra um câncer, que começou na bexiga. Foi um grande personagem da Cidade de Curitiba. Era catarinense de Florianópolis, veio estudar na UFPR há 60 anos. Construiu aqui sua carreira. Integrou as equipes de Jaime Lerner. Uma grande perda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.