19:46Força-tarefa da Lava Jato em Curitiba era um esquadrão da morte, diz Gilmar Mendes

Da FSP

Ministro do Supremo afirmou ainda que Sergio Moro parecia chefe da operação

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes comparou hoje a força-tarefa de Curitiba da Operação Lava Jato com um “esquadrão da morte”. Gilmar também fez duras críticas ao grupo de procuradores e ao ex-juiz Sergio Moro, que contribuíram para a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à prisão.

“Acho tudo isso lamentável, todos nós de alguma forma sofremos uma manipulação disso que operava em Curitiba. Acho que temos que fazer as correções devidas, tenho dito e enfatizado que Lula é digno de um julgamento justo”, disse o ministro do Supremo durante o UOL Entrevista, conduzido pelo colunista do UOL Tales Faria.

“Independentemente disso, temos que fazer consertos, reparos, para que isso não mais se repita, não se monte mais esse tipo de esquadrão da morte. Porque o que se instalou em Curitiba era um grupo de esquadrão da morte, totalmente fora dos parâmetros legais”, completou.

O ministro Gilmar Mendes disse que a força-tarefa da Lava Jato atuou sem supervisão da PGR (Procuradoria-Geral da República) e que Moro parecia um chefe da operação.

Gilmar ainda cobrou respostas do Congresso Nacional. “É chegada a hora de o Congresso se debruçar sobre as leis organizacionais do Ministério Público para de fato ter algum tipo de controle político sobre essa instituição”, disse.

 

Na visão do ministro, o monitoramento da vida do ex-presidente Lula, como fez a Lava Jato, é ilegal. “Eles monitoraram passo a passo a vida do Lula e tinham um modelo de comunicação com a Polícia Federal que dizia minuto a minuto o que ele iria fazer. Isso não tem respaldo na lei, não é assim que se faz interceptação telefônica, e assim se fez.”

Para Gilmar, a investigação contra Lula começou com todos já sabendo o resultado. “Se é que a gente pode chamar isso tudo de julgamento a esta altura, diante de todos esses antecedentes, diante de tudo o que se fez, era um julgamento cujo resultado já se sabia a priori.”

“Há uma passagem em que se fala do [condenado pela Lava Jato, o administrador Aldemir] Bendine, em que se diz, por exemplo, que ele será transferido a um presídio que teria condições precárias. Aí o Deltan brinca que ele já se dispôs a cooperar. A transferência é muito efetiva e Moro pediu para atrasar a transferência. O que isso significa? Vamos mandar um sujeito para péssimas condições porque ele vai cooperar. Isso tem nome, vimos na ditadura militar, isso se chama tortura.”

No julgamento sobre o compartilhamento das mensagens com a defesa de Lula, que aconteceu na terça na Segunda Turma do STF, Gilmar já havia criticado esse fato: “Nós fomos cúmplices. [Foi] Tortura feita por esta gente bonita de Curitiba”.

8 ideias sobre “Força-tarefa da Lava Jato em Curitiba era um esquadrão da morte, diz Gilmar Mendes

  1. Ejak precozzi

    As críticas do senhor Gilmar está carregada de rancor e ódio, externa como se fosse pessoal.
    O esquadrão anticorrupção,certamente. Teve papel essencial para desmantelar os que pagavam para gente ser assim, miserável.
    A esposa deste ministro trabalhava para qual escritório?

  2. Rcha

    Não teve bosta nenhuma,essa laia deu um grande prejuízo a nação,e desde a eleição da Dilma a coisa está sendo manipulada,inclusive com a arrependida Globo,quanto a esse nhe nhe nhe que esses calhordas acabaram com a corrupção é de uma mentira tão deslavada que só nesse auxilio emergencial foram embolsados bilhões de reais por essa matilha que esta ai hoje no poder,

  3. Volta Luiz Abi Antoun, ficou fácil

    Ejak: A esposa dele trabalhava no escritório do Sérgio Bermudes, que por sua vez é parceiro do PSDB e do Gilmar. Aqui no Paraná, pelas mãos de Julio Jacob Junior (aquele da Galvão) o escritório do Sérgio Bermudes e da esposa PSDBista do Gilmar atuavam na Copel e Sanepar. O rolo é grande.
    Mesmo sendo Gilmar Mendes figura asquerosa, não posso discordar dele. A Lava-Jato foi uma organização nefasta e paralegal comandada pelo Moro que na verdade deveria ter sido juiz. Uma vergonha. Fosse o Brasil um país sério, essa situação seria bem diferente…..
    Moro e Gilmar tem o mesmo quilate e são farinha do mesmo saco.

  4. Flavio Andraus

    Falando em escritórios….. Em conluios….. O pessoal da lava jato também tinha o escritório de estimação deles, dos irmãos do Procurador Diogo Castor de Mattos. Marlus Arns também é chegado da turma, conexão via Rosângela Moro porque está advoga para as APAEs e o tio de Marlus Arns comanda as APAEs….. O buraco é bem mais em baixo. Lava jato foi um esquadrão da morte comandado por Moro, nas palavras de Gilmar Mendes.

  5. bs

    No final de todo esse imbróglio, quem perde é a nação.
    Todos ganharam os Procuradores, Políticos , empreiteiros,
    E quem paga a conta é o povo.

  6. FRANCO

    Nossa, cheio de moral o beiçudão microníssimo do STF!!!
    Quem não o conhece, que o COMPRE! Ooops!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.