18:01Pela causa

Da assessoria de imprensa da vereadora Maria Letícia

Vereadores votam nesta terça projeto de lei sobre “Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário em Curitiba”

Será votado nesta terça-feira (08), em primeira discussão, o projeto de lei que institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário em Curitiba. O Projeto prevê ampliar o acesso à informação e ao diagnóstico precoce do segundo tipo de câncer ginecológico que mais acomete mulheres. Após passar por três votações, segue para sanção do Prefeito.

A autoria é da vereadora Maria Leticia, PV/PR, médica ginecologista e legista de carreira do Instituto Médico Legal (IML). O PL prevê campanhas informativas sobre a doença nas unidades de saúde do Município, como sintomas, fatores de risco, diagnóstico e tratamento da doença. Além disso, visa estimular a realização de exames especializados na rede pública de saúde.

Debates com organizações não-governamentais e sociedade civil também são previstos no projeto, bem como a capacitação de profissionais da rede pública de saúde, com cursos, seminários, palestras e informativos.

Doença
Apesar de menos frequente do que outras doenças oncológicas, o Câncer de Ovário é considerado o de maior letalidade e teve registrados, em 2020, 6.650 casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. As mortes ocorrem porque ele é difícil de ser diagnosticado em fases iniciais: ¾ dos casos costumam ser descobertos nos estágios avançados da doença, o que diminui drasticamente sua chance de cura.

É uma doença grave, que mata mais de 50% das pacientes e que precisa ser diagnosticada em fase precoce. A alta taxa de letalidade desse tumor está relacionada à presença de sintomas pouco específicos nas fases iniciais da doença. Geralmente, as pacientes descobrem em outras especialidades médicas, relatando dores abdominais e, até que seja diagnosticada, a doença pode estar em fase avançada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.