DIÁRIO DA PANDEMIA
*Estava só esperando a chance chegar e a chance chegou. Debruçado no peitoril da janela que dá pro pátio vejo passar, quem, quem? Ele mesmo. Meu desafeto. O que ficou com minha Marylin. Ele e sua sombra. Eu disse para mim mesmo: é hoje. E mim perguntou para eu mesmo: Que é que tem hoje? Não dei resposta a mim e nem a eu, e me abalei para a casa do safado. Porta do bloco estava aberta porque Dona Humildes já tinha começado a faxina. Entrei. Me dirigi ao apê do capitão do ofurô, esperando que entre minhas dezenas de chaves houvesse uma que abrisse aquela porta. Não precisei usar nenhuma das minhas chaves. A porta estava aberta. Lá dentro, a faxineira faxinava. Quase que eu disse bom dia, Dona Humildes. Acho que ela não ia curtir. Despistei e subi ao outro andar, como quem vai visitar o cara que joga truco sozinho.
*Meninos, eu vi. O deputado Gordálio Vossuncê, do PRE (Partido das Raposas Espertas) uniu forças à ala do deputado Mariano Foradopeso (PQP) na votação para a compra de vassouras ungidas pelo senador Josias Cartaforadobaralho. O senador do Partido Queremos Propina, que não conseguiu votos para se reeleger, deitou falação dizendo que só o voto de Jesus seria suficiente para fazê-lo prosseguir em sua santa missão na cama de gatos, que é a maneira delicada de se referir ao Congresso. Com o voto do filho de Deus, dado por procuração dentro dos trâmites habituais, retomou aquela autoridade seu lugar entre os pares e até ímpares. Como é o caso do senador em questão. A sessão foi interrompida porque era hora do chá. Pão com leite condensado, chá de pau barbado e croroquinhas foram servidos pela ema que vivia no Palácio, e que agora estava sob a proteção daquela embaixada. Acreditava a ave que ali não seria comida como tantas foram as penosas prejudicadas e depois abandonadas sem nem sequer uma caixa de chocolate amarrada com fita vermelha.
COMO DIZ O OUTRO: Quando o mudinho entrou no Banco segurando uma carta de baralho acima da cabeça, todos imediatamente entenderam do que se tratava de um ás alto