Do jornal Valor
Para defesa, conteúdo – agora sob sigilo – reforça que Moro conduziu processo de forma parcial
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), parte das mensagens trocadas entre o então juiz federal Sergio Moro e integrantes da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná, de 2015 a 2017. As conversas, que para a defesa reforçam que Moro agiu de forma parcial na condução do processo no qual Lula foi condenado, estão sob sigilo, de acordo com reportagem publicada pela revista Veja.
Responsável por condenar e mandar prender Lula, Moro largou a magistratura para ser ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro. Pouco mais de um ano depois, deixou o governo rompido com o presidente.
As conversas entre o então juiz federal e procuradores da força-tarefa foram obtidas por hackers que foram alvo da Operação Spoofing. Em dezembro, Lewandowski determinou que a defesa de Lula tivesse acesso às mensagens apreendidas. Além de Moro, os hackers invadiram o celular de integrantes da força-tarefa, entre eles o procurador Deltan Dallagnol, que deixou o comando do grupo em setembro.
Segundo a reportagem, a defesa de Lula enviou ao ministro do STF petição em que cita algumas das mensagens analisadas por um perito judicial. No texto, a defesa do ex-presidente diz que os diálogos mostram “escancarada ausência de equidistância que deveria haver entre juiz e partes”, além de troca de informações entre a Lava jato e autoridades de outros países que participaram do acordo de leniência da Odebrecht – também investigada pela Lava-Jato.
Nos diálogos obtidos pela Veja, Moro pergunta a Dallagnol se a denúncia contra Lula é “sólida o suficiente”. Em outra mensagem, o então procurador detalha ao ex-juiz reuniões com suíços e americanos para tratar de informações sobre contas bancárias no exterior e para “negociar percentuais da divisão do dinheiro”.
Em setembro de 2016, Dallagnol sugere a Moro como deve ser o depoimento de Leo Pinheiro, empreiteiro da OAS também condenado no âmbito da Lava-Jato. Em mensagem de agosto de 2017, Moro recomenda a Dallagnol que sistemas da Odebrecht fossem periciados pela Polícia Federal. “Do contrário, vai ser difícil usar”, escreveu o então juiz.
Condenado por Moro e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) soba a acusação de ter recebido um tríplex no Guarujá como propina paga pela OAS em troca de um contrato com a Petrobras, Lula ficou 580 dias preso em Curitiba. O ex-presidente foi solto após o STF determinar que condenados só podem cumprir pena de prisão ao final dos recursos.
O petista tenta reverter a condenação nos tribunais superiores. Uma das linhas da defesa sustenta que Moro atuava em conjunto com a força-tarefa e não tinha a imparcialidade necessária para julgá-lo de forma isenta.
O dia que o povo brasileiro entender que Moro, Deltan e cia. causaram a quebra do país e desemprego… Sabe-se lá o que acontecerá.
Aliás, ZB, por que continua calado sobre isso? Por que não escreve sobre os efeitos econômicos nefastos causados pela horda de puritanos? O Brasil estava quebrado pela lava jato e o corona foi a pá de cal.
Um texto por dia útil ZB, falando sobre essa palhaçada sombria que tanto desemprego causou. O que lhe parece?
Quebraram o país e enricaram nas suas contas bancárias. Moro agora vende parecer a condenado por corrupção e presta “serviços profissionais” a escritório que atua na recuperação judicial da Odebrecht! E viva o povo brasileiro, que acredita nesses canalhas!
Venho martelando isso mas não tenho um canal forte,eu culpo grande parte da imprensa em tudo que aconteceu,nosso Pais era respeitado no mundo,mas uma parte dos empresários brasileiros ,muito deles especuladores de trabalho escravo e minguados salários estava, incomodados com a melhora do povo e a mão de obra ficando cara para eles.
A mídia endeusou a lava jato e até sabendo do resultado final que deu nisso,os ricos cada vez mais ricos,economia em frangalhos,um presidente psicopata e foi tudo que eles queriam,quanto piór melhor para eles.
Nossa ZB seus leitores são todos QI´s acima de 180…..meus parabens, todos entendem de tudo e só não são milionários por falta de oportunidade, infelizmente só sobrou os blogs espalhados por aí para filosofarem suas certezas.
Fausto Thomáz é pseudônimo adotado por aquela mulher feia, barraqueira que vai em redes sociais dar vexame, cujo sorriso frio assusta a todos, com gengivas do tamanho de uma perna. Aquela esposa feia pra caramba.