De um amigo do blog
Sobre a recolocação do busto do ex-reitor Flavio Suplicy de Lacerda no patio da Reitoria, que veem sofrendo contestações, vale um registro. Em abril de 1968 Vitório Sorotiuk, era presidente do DCE da UFPR, que fez um discurso agitando os estudantes e que ficou na mente de todos, quando ocuparam a Reitoria. Seu argumento baseado em cartazes que os estudantes já portavam na época foi assim:
“ Colegas estudantes a presença da estátua de Suplicy no pátio da Reitoria é uma afronta aos Estudantes. Ele é o autor da Lei 4464 que colocou a UNE na ilegalidade. É ele o responsável pelo projeto de implantação do ensino pago na Universidade Federal do Paraná.
Colegas. Estudantes combativos! Nós, estudantes, mamíferos. Isso mesmo, nós somos mamíferos. E por isso jamais fomos contra bustos. Mas ali, em lugar do busto de Suplicy, deveria estar o busto da Jayne Mansfield.Esse busto tem que cair.” E caiu
OBS. Jayne Mansfield foi uma atriz estadunidense de cinema e teatro. Referida muitas vezes como a grande rival de Marilyn Monroe, Jayne Mansfield foi também uma das primeiras playmates da Playboy. Ela é considerada uma das principais símbolos sexuais da década de 1950. Wikipédia
https://www.youtube.com/watch?v=02q8ySSW39c
Tive a honra de saudar a chegada do Vitório Sorotiuk no Afonso Pensa quando do seu regresso do exílio por força da Anistia Já! Ampla, geral e irrestrita! Também fui – o finado Caio Perondi e eu, ao Recife, esperar Miguel Arraes. Não fui a Foz esperar Brizola porque ele desdenhou a Oposição.
…e Jayne Mansfield era famosa pela sua exuberância peitoral. Uma fartura.