por Roberto Prado
O Brasil precisa urgentemente virar um país capitalista-tá.
Os empresários têm de parar de pedir (e ganhar) socorro do governo quando os negócios não vão bem. Capitalismo tem seus riscos, é ou não é? “Guardai reservas para os tempos ruins”, já dizia a formiguinha-nhá.
Depois, têm que pagar salários de verdade e não essas ajudas de custo de hoje, para movimentar o mercado. Dinheiro é bom e todo mundo gosta-tá.
Se capitalismo é livre concorrência (é ou não é?) então, urge acabar com as reservas de mercado de meia dúzia de grandes empresas por setor. Para isso, que invistam do próprio capital. E não de empréstimos a juros socialistas arrancados de bancos oficiais, que os empresários acabam esquecendo de pagar, de tão longos os prazos-zos.
E, por fim, que parem de choramingar e demonizar a justiça quando, depois de 500 anos, timidamente, esboça colocar alguns poderosos & seus ricaços na prisãozinha-nhá.
O Brasil precisa de um choque de capitalismo, sim, gente amiga. Pois empresas cuidam de si, pessoas jurídicas. E governos cuidam do cidadão, pessoas físicas. É ou não é?
Uma mão lava a si própria, e acabou-se. O resto é comunismo, como diz o outro-tro.
Seja como for o Brasil-sil-sil vai ter que trocar os trilhos magnéticos com o trem bala andando-dô. Ou preparar a arca do não é.
Se é ou não é eu não sei, só sei que foi assim, sim.