Do jornal O Globo
Morre o chargista Lan, aos 95 anos
Morreu na manhã desta quinta-feira, aos 95 anos, o chargista do GLOBO Lanfranco Aldo, mais conhecido como Lan, em decorrência de uma pneumonia. Ele estava internado havia dois meses. A informação foi confirmada por amigos da família.
Nascido em região italiana da Toscana, em 1925, Lan se mudou ainda criança para o Uruguai, onde trabalhou em jornais como o Mundo Uruguaio. O artista também teve passagens pela Argentina e França, até que, em 1952, foi convidado por Samuel Wainer a trabalhar no Última Hora. Lan também atuou no Jornal do Brasil e no GLOBO, onde assinava a coluna “Cariocaturas”.
— Foi ele quem abriu caminho para Henfil e Ziraldo, e quem me trouxe para o Rio, em 1978, depois de ver um desenho meu na revista “Isto é” — lembrou Chico Caruso, amigo de longa data do artista. — Era material importado, mais resistente, mas sabíamos que estava difícil para ele.
Num dia, 007, noutro, Louro José, depois o Zé Sapateiro lá em Santa Isabel do Isabel, domingo, o Gilson, diagramador de mão cheia, e agora o Lan. Tá difícil fechar o Meu Milhão de Amigos….
Sem esquecer que foi ele, a pedido de Samuel Wainer, quem caricaturou Carlos Lacerda como “O Corvo”. Lacerda nunca mais se livraria do apelido.