Mensagem mais que positiva enviada pelo chapa Reinaldo de Almeida Cesar :
Li os muito bem escritos artigos do meu amigo Paulo Motta, sobre o NICOLAU. Em dado momento, ele questionou a ausência de digitalização e acesso público dos exemplares editados. Então, tomei a iniciativa de ligar para o Mario Pereira, para que ele alertasse a sua filha, Luciana Casagrande Pereira, superintendente da área de Cultura do Governo do Paraná, no sentido de que ela mandasse digitalizar e disponibilizar na web todo aquele acervo. A resposta da Luciana::
O Nicolau teve 60 números, publicados originalmente entre 1987 e 1996, pela Secretaria de Estado da Cultura
O relançamento da BPP teve uma tiragem de 2 mil unidades (uma caixa com todos as edições).
Todo esse material já está digitalizado e disponível para o público no nosso site:
O projeto gráfico é do Luiz Antonio Guinski. O editor da maior parte das edições foi o Wilson Bueno.
https://www.bpp.pr.gov.br/Pagina/Nicolau-Fac-similar
Ainda sobre a epopeia do NICOLAU, houve uma involuntária omissão do Paulo Motta sobre a importante contribuição do Mario Pereira naquele processo. Ele ajudou e muito, como Secretário de Administração, pasta onde estava subordinada a Gilda Poli, como diretora da Imprensa Oficial. Segue uma foto (ver abaixo), que registra a assinatura do convênio assinado por Dotti, Mario e Gilda, que possibilitou rodar o NICOLAU. No mais, os textos do Paulo Motta estão primorosos !
Meu querido Reinaldo, que prazer revê-lo, mesmo por aqui em tempos pandêmicos.
Sua mensagem, que conserta minhas involuntárias omissões, só enriquece meu texto, razão pela qual agradeço.
Quanto ao site da Cultura, realmente vejo aqui que o material está lá. Mas entrando pela página inicial a busca é muito difícil. Na primeira vez, confesso, não consegui localizar. Seria ótimo que abrissem um link específico para o Nicolau.
O Governador Mário Pereira, entusiasta da Cultura, como por exemplo a grande energia que dedicava ao Festival de Música de Cascavel, realmente apoiou, como seus dois antecessores, todas as iniciativas culturais do Estado e foi importantíssimo, quer como Secretário de Estado da Administração, quer como Governador, ardoroso defensor do Nicolau.
Forte abraço.
Paulo Roberto Ferreira Motta
Parabéns ao Rogério Pereira, ex-diretor da Biblioteca que relançou e digitalizou o Nicolau.