por Cláudio Henrique de Castro
As compras pela internet aumentaram sensivelmente durante a pandemia. A empresa argentina Mercado Livre é a maior da América Latina e vale US$ 60,644 bilhões, ou seja, mais que a Vale (US$ 59,363 bilhões) e Petrobras (US$ 57,537 bilhões).
Nesta expansão do mercado eletrônico, caso o consumidor faça uma compra pela internet e não receba o produto, como deve proceder?
Se você não recebeu o produto, pode cancelar a compra por correio eletrônico junto ao site que lhe vendeu, mas é preciso considerar se há greve dos correios, daí a importância do código de rastreamento do envio.
O primeiro conselho é que as compras sejam feitas por meio de cartão de crédito, para que o consumidor bloquear o lançamento da aquisição, caso haja algum problema.
Desconfie se houver desconto à vista por meio de boleto ou depósito em conta corrente.
Para o bloqueio, o consumidor deve seguir as regras da operadora do cartão de crédito que, normalmente, pede que se faça um pedido para a empresa vendedora e receba uma resposta sobre o atraso ou problema que ocorreu. se isto não acontecer o consumidor pode exercer seu direito de desistência da compra pelo não recebimento.
A bloqueio faz com que o lançamento no cartão de crédito seja estornado, em favor do consumidor.
O consumidor deverá fazer um boletim de ocorrência eletrônico e uma reclamação, também eletrônica, no Procon, para acompanhar o pedido de bloqueio do lançamento do cartão de crédito.
É importante que o consumidor anote os protocolos de atendimento e use programas no seu aparelho celular que gravem as conversas do atendimento, avisando este fato para o interlocutor. Também é aconselhável que guarde todas as trocas de mensagens eletrônicas.
Por cautela, o consumidor deve verificar os sites consumidor.gov.br e reclameaqui.com.br para saber a reputação da empresa se possui histórico consolidado de vendas eletrônicas. Desconfie de sites novos, sem histórico de vendas e com preços abaixo da concorrência.
O site de compras pode desaparecer e neste caso a bloqueio da compra junto a operadora do cartão de crédito é mais fácil ainda, pois estará caracterizado o golpe.
Pense dez vezes antes de adquirir um produto, pois o impulso para as compras também pode se tornar um vício e uma compulsão, que necessitam tratamento psicológico especializado.
O ato de comprar é gratificante, o problema é que pode se tornar impagável e aniquilar com o orçamento doméstico do consumidor.