O Antagonista
Russos querem ampliar parceria com o Brasil para produção de vacina
Os russos responsáveis pela criação da vacina Sputink V participam nesta manhã da comissão da Câmara de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Eles reforçaram aos deputados o interesse do Instituto Gamaleya e do Governo da Federação da Rússia de “ampliar a parceria” com o Brasil, para produção da vacina.
O Ministério da Saúde da Rússia anunciou neste mês que começou a produção do primeiro lote de sua vacina. Especialistas questionam a eficácia pela falta de publicações científicas sobre a vacina russa.
Os russos pretendem usar o Brasil como uma base para a produção da nova fórmula a ser distribuída para toda a América Latina.
No último dia 13, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazzuello, disse que os dados sobre a vacina russa contra Covid-19 são “incipientes” e “rasos”.PUBLICIDADE
Os deputados, na manhã de hoje, defenderam que é papel do Congresso “servir de elo” entre os responsáveis pela vacina e o governo brasileiro, com vistas à “ampliação das possibilidades de produção de vacina no país”.
“A gente consegue apoiar aquilo que a gente conhece”, disse o deputado Luiz Antônio Teixeira Jr., presidente da comissão, que se disse frustrado com a falta de informações técnicas.