10:26Como mataram nosso cacau

Da coluna de Carlos Brickmann

Por volta de 1979, o Brasil estava entre os maiores produtores de cacau do mundo, com exportações de algo como US$ 1 bilhão. Em 89, uma grande praga de vassoura de bruxa devastou os cacauais. Desfez fortunas, destruiu o poder político dos cacauicultores, liquidou empregos. A Bahia, tradicionalmente PFL, caiu nas mãos do PT. A destruição do cacau foi um ato deliberado. Sempre se desconfiou do PT, mas aqui temos o comprovante:

Luiz Henrique Tenório, à época militante do PT, confessa ter colhido mudas da vassoura de bruxa em Rondônia para destruir as plantações baianas. Hoje, arrependido, diz que não imaginava tamanha devastação, tamanha perda de emprego: achava que haveria um susto e, em pouco tempo, órgãos técnicos ligados ao PT resolveriam o problema e sairiam como heróis. O Brasil levou pouco mais de 30 anos para dar um jeito na vassoura de bruxa.

Luiz Henrique Tenório demorou mas confessou. Disse estar pronto para assumir a destruição ambiental. Mas quer que os demais envolvidos também paguem pelo crime. “Tinha de confessar. Não o fiz antes de tantas ameaças que sofri. E a terra onde nasci, onde minha família vive, teve a economia destruída”.

A situação já melhorou: com cacau orgânico, plantado sob grandes árvores da Mata Atlântica, a produção se ampliou, e o cacau é de qualidade alta. A questão agora é tomar conta do cacau: já se sabe que há criminosos prontos a destruir grandes riquezas agrícolas do país por motivos partidários.

http://www.chumbogordo.com.br/

4 ideias sobre “Como mataram nosso cacau

  1. Ejak precossi

    Bolsonaro está no poder com qual motivo?
    Evo Morales foi derrubado pois a Bolívia é riquíssima em lítio. Derrubado pelo capital do Elon musk, e os americanos.
    O Brasil precisa urgente ter uma proteção contra os predadores das suas riquezas naturais. Nióbio, água doce, minérios, e a maior potência agrícola.

  2. Engenheiro Agrônomo

    “… já se sabe que há criminosos prontos a destruir grandes riquezas agrícolas do país por motivos partidários”. Por exemplo, o governo Bolsonaro, com o seu ignorante e mal intencionado ministro do meio-ambiente, estão manchando a imagem do agronegócio brasileiro, que não precisa devastar a Amazônia para ser competitivo! Isso é crime de lesa-pátria!

  3. AC

    Vivo hj no Sul. Trabalhei nos governos da Bahia na época… Todos crias de ACM, exceto por um período muito pequeno em que o vitorioso foi Waldir Pires do PMDB. Em toda eleição local desenterravam essa estória – PF, PC, Assembleia Legislativa, o que mais houve foi investigação – nunca se chegou a lugar nenhum e o modus operandi da denúncia, o mesmo, a “confissão” desse senhor, com direito inclusive a entrevista…. Já a destruição da Amazônia, a poluição das praias do NE por óleo, Brumadinho, tão presentes e cheios de provas, de fato, passíveis de perícia – não interessam! Qualquer menção a esquerda, nos anos 1980 e 1990, na Bahia, equivalia a paulada das milícias carlistas. Esse são os fatos! É por esse ódio irracional à esquerda, mais propriamente ao PT, que temos essa Besta na Presidência! Carlinhos Malvadeza perto dessa fami(g)lia era um gentleman.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.