11:40O lado da Renault

Da assessoria de imprensa da Renault do Brasil

A Renault do Brasil informa que desde o início da pandemia, em março, aplicou soluções de flexibilidade como férias coletivas e a MP936 para o enfrentamento da crise da Covid-19.
Com o agravamento da situação, queda das vendas da Renault em 47% no primeiro semestre, e a falta de perspectiva de retomada do mercado a Renault buscou negociações com o Sindicato, e vem nos últimos 50 dias trazendo propostas para a necessária adequação da estrutura fabril, como:
• Em 08/06, visando preservar os empregos, propusemos a redução de 25% de jornada de trabalho e salário na fabricação. Esta proposta não foi aceita pelo Sindicato, sendo ainda condicionada a outros temas.
• Em 15/07, dentre um conjunto de medidas de adequação de efetivo e competitividade, apresentamos o plano de demissão voluntária (PDV), melhor do que a proposta aprovada pelo Sindicato e colaboradores de outra empresa da região. Mesmo tendo melhores condições, esta proposta foi reprovada em 17/07.

Após realizar todos os esforços possíveis para as adequações necessárias e não havendo aprovação das medidas propostas, não restou outra alternativa para a Renault do Brasil, que em 21/07 anunciar o fechamento do 3º turno de produção e o desligamento de 747 colaboradores da fabricação do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Considerando o contexto, como forma de suportar os colaboradores nesse momento, além das verbas rescisórias legais – o que inclui indenização prevista na MP936 – a Renault concederá adicionalmente:
• Extensão do vale-mercado integral até out/20.
• Extensão do plano de saúde, mantendo a cobertura atual para o titular e dependentes, até dez/20.
• Programa de orientação para a recolocação no mercado de trabalho, por meio de um serviço especializado.

Esta medida também está alinhada com projeto de redução de custos anunciado pelo Grupo Renault em maio, válido para todo o mundo.”

Como informação adicional, segue uma cronologia das negociações:


Cronologia:
• Em abril, com a publicação da MP 936 pelo governo federal, a Renault procurou o Sindicato para apresentação de proposta de redução de jornada e salário, com aplicação das medidas emergenciais contidas na medida provisória.
Porém, naquele momento a entidade sindical condicionou a aplicação da MP936 à negociação de PPR (Programa de Participação nos resultados) e não levou a proposta para ampla votação dos colaboradores. Com a não aprovação da MP, nos restou a adotar medidas já previstas na legislação, como:
• Antecipação de feriados.
• Aplicação de DNTs (dias não trabalhados).
• Antecipação de novo período de férias coletivas.

• Em 13/05, após 40 dias em que fizemos a proposta ao Sindicato para a adoção da MP 936, houve a ampla votação e aprovação em assembleia pelos colaboradores da fabricação. No dia 18/05, iniciamos a aplicação da redução de jornada e salário para a área de fabricação. A Renault foi além do que prevê a lei, complementando em 100% o salário líquido dos colaboradores, como já havia sido proposto inicialmente.
• Em 08/06, com o objetivo de preservar os empregos, a Renault do Brasil apresentou ao Sindicato uma alternativa de redução da jornada de trabalho e de salário em 25% para a fabricação.
Essa proposta foi recusada pelo Sindicato, que novamente condicionou a evolução da negociação com a inclusão da PPR e data-base.
• No dia 15/07, após realizar todos os esforços possíveis, a Renault do Brasil divulgou sua proposta final e completa:
• PDV contendo incentivo financeiro que variava de 1,5 a 4 salários de indenização, indenização da MP 936, vale-mercado integral até dez/20, plano de saúde para o titular dependentes até jun/21, pagamento integral da primeira parcela do PPR 2020. A proposta é melhor do que proposta aprovada pelo Sindicato e colaboradores de outra empresa da região.
• Data-base, PPR, reajuste vale-mercado para o período 2020-2022.
• Ferramentas de flexibilização, como terceirizações e redução da tabela salarial a partir de 2022 e que não gerariam impactos aos colaboradores ativos.
Esta proposta foi recusada em 17/07.

Uma ideia sobre “O lado da Renault

  1. Raul C Souza

    Quanto remeteu de lucro para a França desde São José dos Pinhais, após a instalação da fábrica aqui em alhures do fim da década de 90.
    Passa do bilhão de dólares.
    Menos Riviera Francesa e Mônaco e mais Guapirama e Balsa Nova minha gente.
    Banco Renault quanto rendeu?
    Consórcio Renault?
    Quanto rendeu?
    Menos incentivo fiscal e mais emprego bem remunerado, como na Normandia Nua (filme bom).

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