12:12PARA SEMPRE

por Simon Taylor

Talvez muita gente não saiba, mas de 1996 até 2010 eu fui chargista político. Deixei de ser. Mas na época eu fiz um livro de 188 páginas com as melhores charges produzidas entre agosto de 2007 até agosto de 2010 e publicadas no celebrado blog do grande Zé Beto. Este livro, por inúmeras razões, acabou não vendo a luz do dia. Ficou no meu computador e acabou perdendo o timming de lançamento. Mas resolvi que seria uma pena deixar o bichinho esquecido lá no deserto gélido de um HD. Portanto, hoje estou lançando-o de forma virtual e gratuita para celebrar aquele período em que produzi de forma tão apaixonante.

Aqui está o link para todo mundo conferir, compartilhar, rir e chorar:

http://online.anyflip.com/vjwu/lscu/mobile/index.html

Um pouco mais sobre o livro

“Charge agora… ou cale-se para sempre!” é uma coletânea das melhores charges que eu publiquei no site Jornale e Blog do Zé Beto. Por curiosidade, ele começa e termina no mês de agosto. De 2007 até 2010. Está organizado de forma cronológica, o que permite ao leitor uma espécie de viagem pela história política de Curitiba, Paraná, Brasil e mundo afora. Nesse período tivemos duas eleições, uma pandemia (vejam só!) e muitos outros fatos pitorescos.

Há dois prefácios. O primeiro é do Zé Beto, um dos maiores jornalista paranaenses e uma das melhores pessoas que já conheci. Uma cara com uma história de vida incrível e uma energia positiva contagiante. Toda vez que ligo pra ele e pergunto se está tudo bem, não há outra resposta a não ser: “sempre!”.

Há também o prefácio do meu querido Helio Teixeira, que já nos deixou. Sinto pelo velho HT não ter visto esse livro. Foi um cara importantíssimo na minha vida e acompanhou muitas das charges do livro, do esboço até a publicação. Lembro bem quando estávamos no carro, indo para a redação, e ouvimos o Zé Simão falar na rádio: “…e o Simon Taylor criou o bolsa-pipoca!”, sobre a charge do dia anterior. Foi uma sensação! Chegando na redação ele rapidamente escreveu uma nota falando de como gostava dos meus rabiscos. Onde ela foi publicada? No Blog do Zé Beto, é claro. O ciclo se fecha.

O design gráfico, edição e diagramação ficou por conta da Ctrl S Comunicação, empresa super batuta de um pessoal amigo meu. A revisão foi tão gentilmente feita pelo meu amigo-irmão Julian Barg. Ele me salvou de assassinar a gramática milhares de vezes!

Mas, afinal, por que ele não foi publicado e por que eu não sou mais chargista?

Simplesmente perdi o tesão. A política e os políticos me enojaram a ponto de não querer ter mais nada a ver com isso. E olhe que estou falando de um período anterior a esse que estamos vivendo. Saí antes de barco pegar fogo. Foi uma decisão triste pra mim, que me apaixonei pelas charges do Henfil ainda pequeno. Mas, por sorte, acabei encontrando outras paixões. E foi providencial também por conta do fim das redações e jornais locais.E a outra questão? Bom, ele não foi publicado porque imprimir é algo muito caro, principalmente um livro todo colorido de quase 200 páginas. Por duas vezes consegui o patrocínio e por duas vezes esse patrocínio deu pra trás. Ao fim e ao cabo, desisti. Uma verdadeira ironia por conta do título. Afinal, charge, se não for pra ser AGORA, melhor se calar para sempre. Mas “pra sempre”, como dizia o poeta, é um lugar que não existe, por isso ele está renascendo aqui, de forma virtual, para passar a existir, não mais como novidade, mas como um recorte da história na visão deste que vos rabisca. Espero que curtam!    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.