Da Gazeta do Povo
Secretários de estado do Paraná anunciaram nesta quinta-feira (19) decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) que estabelece estado de emergência no Paraná. Com isso, o governo pode restringir a circulação de pessoas e desburocratizar licitações. Além disso, o governador determinou fechamento de estabelecimentos comerciais — o texto é vago em relação aos tipos de comércio que devem fechar.
As medidas foram anunciadas nesta quinta-feira (19), em pronunciamento de três secretários de estado — Beto Preto (Saúde), Guto Silva (Casa Civil) e Reinhold Stephanes (Administração e Previdência) — transmitido pelas redes sociais e pela TV Paraná Turismo.
Silva apontou que o governador “determinou” que se suspenda as “atividades comerciais nos âmbitos de galerias, shopping centers e seus congêneres, bem como academias ou centros de ginásticas”. Não está claro, no entanto, o que o governo classifica como “congênere”. As ações serão de forma gradativa, disse o secretário da Casa Civil.”
O governo apesar de bem intencionado está na onda de ações para o tudo ou nada. Como se comportaram os países vizinhos da china? Tiveram impacto imperceptível.
A questão é higiene, vamos isentar água, facilitar acesso aos produtos que ajudam na assepcia, higiene. Inibir os efeitos desta peste do século atual.