Por Dirceu Pio
É preciso ser pusilânime pra comemorar e aplaudir a resposta da Embaixada da China do Brasil ao que escreveu no twitter o deputado Eduardo Bolsonaro. Foi uma resposta arrogante e despudorada, própria de pessoas que vivem em regime de opressão e têm memória curtíssima.
Dois fatos comprovam que o deputado tem toda razão:
Fato 1 – O médico oftalmologista, Li Wenliang, que morreu em consequência do coronavirus, pretendeu anunciar ao mundo o surgimento do vírus, ainda no início do surto, foi duramente reprimido pela polícia…na tentativa de abafar o surgimento dos primeiros casos, a China perdeu um tempo precioso no controle da doença, permitindo que ela se espalhasse para além de suas fronteiras…
Fato 2 – No dia 04 de junho de 1989, um estudante entrou na frente de um tanque de guerra para evitar na Praça Celestial o massacre de centenas de pessoas a mando do Partido Comunista Chinês. Desde então a China passou a dever às populações mundiais que assistiram perplexas às cenas daquele dia histórico em Pequim um encontro com a Democracia.
zoszestaduzunidos que o Eduardo bozo queria hahahah embaixador,nunca cometeu massacres pelo mundo,nunca jogou agente laranja para desfolhar florestas,ou jogar NAPALM nos corpos de crianças.
Só numa investida no Iraque helicópteros americanos abatiam milhares de iraquianos que fugiam por uma estrada ,a covardia era tanta que muitos gordos e rosados anglos-saxões a bordo de suas naves brincavam de vídeo game com vidas humanas.
Mas esse é meu ultimo comentário nos textos do Pio,acho que ele posta essas aberrações por que sabe que nós vamos dizer alguma coisa sobre ele.
Deputado Federal do Brasil
Deputado Estadual do Brasil
Vereador do Brasil
Esses filho do Chiliquento bolsonaro não trabalham.
Estão seguindo os passo do pai.
Daqui 30 anos serão presidente sem trabalhar.
As palavras ou melhor o fake do Eduardo Bolsonaro foi ofensivo e desrespeitoso com as vítimas do coronavirus. O momento é encontrar a solução e jamais apontar supostos culpados. Tentar dar ao covid19 uma nacionalidade por ter primeiramente surgido numa província e, surgido de forma natural devido sua forma e padrão químico que destoa dos sintetizados em laboratório. O pior é o Brasil vivenciar este constrangimento num momento impróprio.
O Eduardo é um vexame. Sujeito mal educado e despreparado.
É preciso ser pusilânime para aplaudir e comemorar o que o que o Sr. Deputado disse. Não se dá o respeito, como deverá ser respeitado?
O fato de o deputado ter dito verdade não é sinônimo de inteligência, para dizer o mínimo. O embaixador chinês apenas respondeu algo que considerou ofensivo. Raciocine, sr. Pio ( com o cérebro, não com o fígado, que serve para outra coisa). Há pouco tempo o presidente -mito visitou a Arábia Saudita, onde celebrou acordos comerciais. Ora, a Arabia é uma ditadura sanguinária. Mas durante a visita o presidente -mito não acusou o príncipe árabe, não é mesmo? Também o presidente -mito esteve em Israel, onde o primeiro -ministro enfrenta pesadas acusações de corrupção. Está sendo processado, inclusive. Problema dos israelenses . Já imaginou se ele faz uma piadinha do tipo: ” vou emprestar o Moro pra ajudar vocês, talquei?” No campo diplomático certas verdades não são ditas. Mas se o raciocínio dos responsáveis pelas relações exteriores é esse, ok. Sigam em frente. A China pode ser facilmente substituída pelos EUA, sempre interessados em nosso mercado de commodities, não é? E já que o assunto é culpar pela disseminação do vírus, vale perguntar: foi a delegação do presidente -mito que levou o vírus para os Estados Unidos, ou o vírus veio de lá e já atingiu membros do governo? 16 pessoas contaminadas em um grupo de 70 deve ser um dos maiores índices de infecção do mundo…é pouco mais de 20% de um conjunto de pessoas.
PS. Acabo de ver no telejornal que já são 18 os infectados na comitiva mitológica. O índice da infecção é mais alto…
O vírus é chinês sim…. concordo com o Trump
Teve uma gripe espanhola….esse vírus é chinês
Sergio silvestre melhor seria se esse fosse teu último comentário na vida. Temos banalhas demais no país
Esse Pio tira leite de pedra, pois tenta ainda defender o indefensável que é o jumento do filho do herói dele, parece que não observa que é só gente pulando do barco do homem e ele querendo ficar em cima para morrer afogado e ser lembrado como o homem que foi fiel ao Bozo até o último minuto de vida quando na verdade vai ser lembrado como o otário que não soube pular de um barco que estava afundando.
Otto, deixa o fígado de lado também você ! O cara é deputado, não é embaixador nem nada e vai ser crucificado por ter dito verdades apenas porque carrega o sobrenome do pai ?
Gladys: a gripe espanhola, apesar do nome, teve sua primeira onda registrada no Kansas, EUA, numa instalação militar. Pesquise. Dê um google…
O Eduardo Bolsonaro as vezes perde o pino, porém está coberto de razão.
Já a imprensa lixo quer detonar o governo pois vai falir sem as tetas públicas.
O termo vírus chinês não é impróprio em si, mas pode conduzir alguma confusão, pois outros vírus famosos neste século também surgiram por lá (se a memória não falha – na verdade falha muitas vezes — quem tiver tempo e disposição pra googlear sobre isto que me corrija, daí me desculparei junto à valorosa comunidade sino… não só daqui. Em geral. Podia ser Vírus Wuhan também não?
E a Grande Peste do século XIV, continua sendo (sic) “Negra”, ou este erro histórico já foi corrigido?
Abraço, Neto….