19:59105 anos de história e 30 de Paraná Clube

De uma reportagem de Guilherme Moreira para o site Terra

Fruto da fusão entre Colorado e Pinheiros, pode-se dizer que o Paraná chega neste ano completando um 105 anos. O nome não é o mesmo, mas com oito clubes formadores, a história paranista começa em 1914, com o surgimento de algumas equipes e uma certa confusão para entender toda sua origem.

O Leão FC e o Tigre FC se uniram para fundar o Britânia Sport Clube, em homenagem à Grã-Bretanha. O time nasceu vencedor, conquistando o hexacampeonato entre o ano da fundação e 1923. No mesmo ano do Britânia, em 14 de julho de 1914, nasceu o Savoia. No final de 1914, surge o EC Água Verde. Já em 7 de janeiro de 1921, nasce o Palestra Itália. Com origem italiana, a equipe teve que mudar de nome devido à 2ª Guerra Mundial: começou com Paranaense e, depois, mudou para Comercial e Palmeiras, mas em 1950, voltou a se chamar Palestra Itália.

No dia 12 de janeiro de 1930, nasce o Ferroviário, que ficou famoso por sua numerosa torcida e pela construção do Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, que foi sede da Copa do Mundo do Brasil em 1950 e era o terceiro maior do País na época – perdendo para Maracanã e São Januário. Em 1942, o Savoia também muda de nome para Esporte Clube Brasil; porém dois anos depois, o governo proíbe a utilização do “Brasil”, e o clube volta a ser chamado de Água Verde. Em 1971, Britânia, Palestra Itália e Ferroviário fundem-se para formar o Colorado Esporte Clube. No mesmo ano, o Água Verde passa a se chamar Esporte Clube Pinheiros. Ambos formariam, 18 anos depois, no dia 19 de dezembro, um novo e último clube: o Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.