18:10Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia

Do R7

Evo Morales renunciou ao cargo de presidente da Bolívia. Em pronunciamento feito de Chimboré, na província de Cochabamba, diz que o faz para que os opositores parem de cometer violências contra seus apoiadores.

No pronunciamento, acompanhado de seu vice-presidente, Alvaro Garcia Linera, Morales acusou Carlos Mesa e outros líderes da oposição de cometerem um golpe de Estado.

Cerca de uma hora antes, o comando das Forças Armadas da Bolívia e os chefes de polícia haviam feito anúncios pedindo a renúncia de Morales.

A decisão de Evo Morales ocorre vinte dias após a votação que teria lhe garantido o quatro mandato consecutivo à frente do governo boliviano já no primeiro turno, vencendo o opositor e ex-presidente Carlos Mesa.

O resultado das eleições de 20 de outubro, no entanto, foram contestados pela oposição e deflagraram grandes protestos contra e a favor de Morales.

5 ideias sobre “Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia

  1. Jose

    Só um trecho do documento da OEA sobre as eleições na Bolívia:
    “Las manipulaciones al sistema informático son de tal magnitud que deben ser profundamente investigadas por parte del Estado boliviano para llegar al fondo y deslindar las responsabilidades de este caso grave.
    La existencia de actas físicas con alteraciones y firmas falsificadas también impacta la integridad del cómputo oficial.”
    O original está aqui: https://www.oas.org/es/centro_noticias/comunicado_prensa.asp?sCodigo=C-099/19

    Em bom português: fraude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.