Do enviado especial
Dez meses após assumir o Palácio Iguaçu, o governador Ratinho Junior lançou o primeiro edital do megabanco de projetos executivos de R$ 350 milhões. Com valor de R$ 5,6 milhões, a licitação nº 23/2019 do DER-PR escolherá a empresa que fará o projeto de duplicação do trecho de 49,7 km da PR-445 entre o distrito de Irerê, em Londrina, e o município de Mauá da Serra, no Norte. Um investimento importante em infraestrutura, muito aguardado e cobrado na região.
Mas há algo de estranho no anúncio. O atual governador, que secretário na administração de Beto Richa até 2017, e prega a inovação aos quatro ventos, talvez tenha esquecido ou não informado de três coisas a respeito do assunto:
1) A conclusão da duplicação da PR-445 já estava no planejamento do DER na gestão Beto Richa/Cida Borghetti, que licitou e começou a obra de Londrina a Irerê;
2) O banco de projetos foi sugerido em reunião de transição pela equipe da ex-governadora, que apresentou uma lista de prioridades regionais;
3) O financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, também iniciado no governo anterior.
Famoso fazer cortesia com chapéu alheio,
E a ninguezada aplaude.