7:14Lula livre

por Demétrio Magnoli

Não por ele ou pelo PT, mas em defesa de um precioso bem público: o Estado de Direito

STF examinará, logo mais, as condenações impostas a Lula. Hoje sabemos, graças à Vaza Jato, que os processos tinham cartas marcadas. O conluio entre Estado-julgador e Estado-acusador violou as leis que regulam o funcionamento do sistema de Justiça. A corte suprema tem o dever de preservar o Estado de Direito, declarando a nulidade dos julgamentos e colocando o ex-presidente em liberdade.

Lula livre. Evito adicionar o clássico ponto de exclamação porque, sob a minha ótica, Lula é politicamente responsável pela orgia de corrupção que se desenrolou na Petrobras.

A corrupção lulopetista nasce de uma tese política elaborada, em versões paralelas, por José Dirceu e Luiz Gushiken. O PT, no poder, deveria modernizar o capitalismo brasileiro, encampando o programa que uma “burguesia nacional” submissa ao “imperialismo” recusava-se a conduzir. Lula converteu a tese em estratégia, articulando a aliança entre empresas estatais, fundos de pensão e setores do alto empresariado privado que reativaria nosso capitalismo de Estado. Numa segunda volta do parafuso, parte da renda gerada pelo mecanismo financiaria o projeto de poder, assegurando ao lulopetismo uma maioria parlamentar estável e a hegemonia perene na arena eleitoral.

O mecanismo corrupto provocou uma erosão nos alicerces da democracia. Lula e o PT devem ser julgados por isso, mas no tribunal certo, que é o das urnas.

Não creio em bruxas. Do Planalto, Lula avalizou pessoalmente a colonização de diretorias da Petrobras por agentes do PT, do PMDB e do PP que aplicaram as regras do jogo da corrupção, distribuindo contratos ao cartel de empreiteiras e cobrando propinas destinadas tanto a seus amos políticos quanto a formar patrimônios próprios.

A promiscuidade entre o presidente e as empreiteiras estendeu-se para além das fronteiras nacionais, gerando contratos corruptos, financiados pelo BNDES, com governantes amigos na América Latina e na África. Lula beneficiou-se diretamente do mecanismo, por meio de palestras no exterior patrocinadas pelas empreiteiras. Nelas, um ex-presidente que detinha a palavra final no governo da sucessora traficava influência, trocando seus bons ofícios por remunerações milionárias.

Segundo minha convicção, o tribunal dos eleitores não cobre toda a responsabilidade de Lula. Acho que ele deve responder perante a lei por uma cadeia de atos de corrupção que lhe propiciaram benefícios políticos e materiais. Mas, felizmente, na esfera jurídica, o que eu penso —e o que você, leitor, pensa— não tem valor nenhum. No Estado de Direito democrático, juízes independentes ignoram o “clamor popular”, escrevendo sentenças embasadas na lei e informadas por um processo delimitado por formalidades que protegem os direitos do réu. Fora disso, ingressamos no mundo da Justiça politizada, que é o de Putin, Erdogan e Maduro.

​​Sergio Moro agiu como juiz de instrução italiano, uma espécie de coordenador dos procuradores —mas no Brasil, onde inexiste essa figura, não na Itália, onde um juiz diferente profere a sentença. Batman e Robin. Moro e Dallagnol, comparsas, esculpiram juntos cada passo do processo, nos tabuleiros judicial e midiático. No Partido dos Procuradores, milita também a juíza Gabriela Hardt, que copiou a sentença de Moro para fabricar a do sítio —e que, num trecho original de sua peça plagiária, trata José Aldemário Pinheiro e Leo Pinheiro, nome e apelido da testemunha-chave, como pessoas distintas.

Batman, Robin e cia merecem sentar no banco dos réus sob a acusação de fraudar o sistema de Justiça. Lula livre, não por ele ou pelo PT, mas em defesa de um precioso bem público, de todos nós, ao qual tantos brasileiros pobres precisam ter acesso: o Estado de Direito. Que o ex-presidente seja processado novamente, segundo os ritos legais, e julgado por magistrados sem partido.

*Publicado na Folha de S.Paulo

5 ideias sobre “Lula livre

  1. Jose

    Demétrio Magnoli não aquele mesmo que militou na libelu, aquele grupo organizado pela Internacional Socialista?
    Pois é, esta gente não se emenda…porque só o lula livre? Porque não libertar todos então? Todos os presos e condenados na lava jato fazem parte de um mesmo ponto.
    Porque não gritam cunha livre, ou cabral livre, ou aecio livre???
    Tem mais, falam em justiça mas querem usar mensagens roubadas, portanto ilegais, para anular a condenação do lula, mas só a dele?!
    Ontem foi preso o sexto hacker, por acaso de Brasília e o desespero bateu na imprensa petista.
    Aliás, neste mes m o blog não há uma linha sobre a delação do palocci, nem do leo pinheiro.
    E para aumentar o desespero, lula em breve receberá a segunda condenação no TRF4, a do sítio, fartamente recheada de provas da corrupção que ele patrocinou.

  2. SERGIO SILVESTRE

    Incrível como tem gente que não se toca,esse José o sei lá que diabo é deve andar pelos corredores do hospício,na sua cadeira de rodas ou com sua bengala com adorno de caveira na ponta.
    Um idiota desses deve ficar espreitando pela janela se algum comunistas vem comer seus bisnetos,deve ter no seu sótão nojento restos de animais que usou nas suas experiencia tentando imitar o ídolo do Bolsonaro o tal USTRA.

  3. Jose

    aparecido sergio silvestre justificando os dois apelidos que tem nas redes, pombo e bunda frouxa…
    Tenta uma vez na vida ao menos rebater com argumentos silvestre, uma vez só.
    A propósito silvestre, o autor do texto aí acima, em 1964 tinha seis anos…
    O teu ídolo, a madre Tereza do Guarujá está preso e já tem uma segunda condenação a caminho na segunda instância.
    Quer mais uma prova de sua hipocrisia? Sabe como se chama a Lei que permite a prisão só após a segunda instância? Lei FLEURY e foi criada na ditadura para proteger criminosos. Mas como protege os seus criminosos de estimação você aplaude.
    Deveria ter vergonha na cara e ler mais antes de sair por aí escrevendo merda.

  4. juca

    Com todas as palavras deste cidadão de Londrina, que diz ter um nome de SS, indicativo da social socialista, mas deve ter um erro ortográfico, pois deveria ser o IA, ou idiota anual ou ter seus direitos obstruídos num sanatório daqueles antigos que usavam mordaça e camisa de força com choques na bunda. Deve gostar desta punição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.