Do jeito que veio
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, se reúnem nesta quarta-feira (13), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.
Eleito Atleta do Século pela Fifa e único jogador a conquistar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), Pelé irá participar do lançamento da campanha Imposto Amigo do Esporte criada pelo Governo do Paraná.
A proposta é estimular a destinação de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para projetos esportivos desenvolvidos no Paraná através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte – o PROESPORTE. E também através de transferência de parte do Imposto de Renda (IR) para a Lei de Incentivo ao Esporte Federal do Governo Federal.
Se a opção for destinar o ICMS via Lei Estadual, o aporte pode ser de até 3% do imposto devido. No caso do IR, a pessoa física que entrega a declaração pelo modo completo pode destinar até 6% do imposto a projetos do desporto e paradesporto. Já a pessoa jurídica, pelo lucro real, poderá destinar até 1%.
A destinação da pessoa física é realizada até dezembro de cada ano e de pessoa jurídica a cada apuração, geralmente a cada trimestre. E o valor destinado pode ser abatido do valor devido ou somado à restituição.