7:58Chapas equivalentes

Do enviado especial

Além de consolidar as candidaturas, os principais candidatos ao Governo do Estado montam também suas chapas de deputados estaduais e federais. Contas e cálculos fazem parte do dia a dia de Cida Borghetti (PP), Ratinho Jr (PSD) e Osmar Dias (PDT) e de seus partidos e equipes.

Nesse quesito José Carlos Campos Hidalgo é uma das referências no Paraná. Com mais de 50 anos de experiência em eleições é o principal especialista em dados e no potencial de votos dos candidatos. Ao analisar os apoios, os históricos das votações e as coligações que estão sendo construídas, Hidalgo afirma que as chapas de Cida e de Ratinho são equivalentes para os candidatos.

“Observando o quadro que se desenha, as chapas de deputado da Cida e do Ratinho são equivalentes. E neste cenário a da Cida deve eleger mais deputados”, afirma o analista consultado por 9 em cada 10 políticos paranaenses.

Segundo ele, ao assumir o Governo do Estado nos próximos dias Cida Borghetti terá o maior potencial de crescimento o que agregará novos apoios, “naturalmente isso se refletirá na chapa para os deputados”.

Pelo histórico dos partidos que se alinham a chapa de Cida também é a mais interessante para os primeiros suplentes. Esses teriam mais chances de assumir uma cadeira na Assembleia ou na Câmara Federal.

Hidalgo ainda crava os dois números mágicos para os candidatos: 40 mil na Assembleia e 100 mil para a Câmara Federal. Votações que assegurariam a cadeira no legislativo.

Porém, o especialista faz um alerta aos candidatos que estão mudando de legenda neste momento. “É fundamental fazer o diagnóstico do cenário completo. Uma troca que agora parece interessante, pode não ser lá na frente”.

Uma ideia sobre “Chapas equivalentes

  1. Casemiro Brandão

    “os dois números mágicos para os candidatos: 40 mil na Assembleia e 100 mil para a Câmara Federal. Votações que assegurariam a cadeira no legislativo.”

    Sempre foi assim…

    E ele analisou os outros partidos?

    Incluindo os de oposição?

    Não.

    Pois não sabe nada das outras chapas.

    Analista de ocasião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.