Da Folha de S.Paulo
Morre ator Oswaldo Loureiro, aos 85 anos, em São Paulo
Morreu o ator Oswaldo Loureiro, aos 85 anos, no hospital São Luiz no Morumbi.
O ator, que atuou em mais de 20 telenovelas da Rede Globo, sofria do mal de Alzheimer, que o manteve afastado da carreira artística desde 2011.
Ele estava internado no hospital São Luiz, no Morumbi, e teve parada cardíaca neste sábado, conforme informou Claudia Loureiro de Brito, sua filha. “Ele morreu em paz”, disse ela.
A última telenovela que ele participou foi “A Lua Me Disse” (2005) da Rede Globo, quando interpretou o deputado Boaventura sob direção de Rogério Gomes.
O ator participou de mais de 140 peças de teatro. A sua estreia foi na peça “Vestido de Noiva”, obra de Nelson Rodrigues, em 1955 com a companhia de Henriette Morineau.
Nos anos 1970, Loureiro deu vida a importantes personagens da dramaturgia brasileira como o protagonista de “Papa Highirte”, de Vianinha, Cristal em “A Longa Noite de Cristal” em 1976, Paco em “Dois Perdidos em uma Noite Suja” de 1977 e Creonte de “Gota d’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes.
No cinema desde 1943 com o longa “Brasileiro João de Souza”, ele apareceu em filmes como “Bonitinha mas Ordinária” (1981), “Sexo Frágil” (1986) e “Sonho de Verão” (1990).
Loureiro também atuou como diretor, como no programa “Os Trapalhões” entre 1982 e 1983.
Engajado na luta sindical em prol do reconhecimento da profissão de ator e em defesa da liberdade de expressão, ele foi presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro por nove anos durante a década de 1980.
O corpo do ator será cremado às 17h neste sábado (3) no cemitério Jardim da Colina em São Bernardo do Campo. Ele deixa viúva Madalena Loureiro, filhos e netos.