Do G1
Presidente da Copel assumirá direção-geral da hidrelétrica de Itaipu
Presidência divulgou nesta sexta (20) nomes dos indicados para compor a nova diretoria brasileira da usina, compartilhada com o Paraguai. Atual presidente estava no cargo desde 2003.
O atual presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Luiz Fernando Vianna, será o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu. Vianna assumirá no lugar de Jorge Samek, que está no cargo desde 2003. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20) pela Presidência da República.
Vianna também já foi presidente da Associação dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine).
Para o cargo de diretor técnico executivo será indicado Marcos Antônio Baumgärtner, que é funcionário de carreira de Itaipu, e a nova diretora jurídica será Marilice Perazzoli Collin. O governo indicará ainda Rubens de Camargo Penteado para o cargo de diretor administrativo, Marcos Vitório Stamm para a diretoria financeira e Ramiro Wahrhaftig como diretor de coordenação.
Os atuais diretores brasileiros da usina binacional eram ligados ao PT. Edésio Passos, que ocupa o cargo de diretor administrativo, é suplente da senadora Gleisi Hoffmann.
O mandato de todos os atuais diretores vence no dia 17 de maio, mas segundo a assessoria de Itaipu, as nomeações e exonerações podem ocorrer a qualquer momento. Segundo informações da Casa Civil, a publicação dos nomes no Diário Oficial só ocorrerá na próxima semana.
Edésio Passos faleceu em 09/08/2016. No mínimo curioso que se ainda estiver ocupando a suplência de Gleisi Hofman no Senado e uma diretoria na Itaipu. Apesar de estarmos no Brasil, onde tudo, ou pelo menos quase tudo, é possível, parece que o G1 deu uma barrigada na notícia.