Do site Câmara Notícias
O Plenário da Câmara elegeu, por 141 votos, Maria Tereza Uille, procuradora de Justiça aposentada, para uma vaga no Conselho Nacional de Justiça. Ela concorreu com outros seis candidatos. A indicação segue para análise dos senadores.
O CNJ tem 15 integrantes e é responsável por processos administrativos referentes aos juízes e à Justiça. Elabora metas de julgamento para o Poder Judiciário, realiza convênios e analisa reclamações sobre a conduta de magistrados, além de rever processos disciplinares. O CNJ é comandado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.
Perfil
Ex-procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Uille ingressou na instituição em 1987. É doutora em sociologia pela Universidade Federal do Paraná e autora do livro “Direito Humano à Educação e Políticas Públicas”.
Foi a primeira mulher eleita presidente da Associação do Ministério Público do Paraná e a primeira mulher eleita Procuradora-Geral de Justiça no estado. Também foi secretária de Justiça do Paraná e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
É integrante do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça.