Da Folha.com
Fotógrafa Lily Sverner morre em São Paulo aos 82 anos
A fotógrafa belga-brasileira Lily Sverner morreu aos 82 anos neste sábado (29), em São Paulo, no Hospital Israelita Albert Einstein.
Lily Sverner nasceu na Antuérpia (Bélgica), em 1934. Chegou ao Rio de Janeiro quando tinha sete anos, em 1941, e depois mudou-se para São Paulo, onde, entre 1973 e 1974, estudou fotografia na Enfoco Escola de Fotografia, criada em 1968 por Cláudio Kubrusly.
Com André Boccato, criou a Sver & Bocatto Editores em 1987, a primeira editora dedicada exclusivamente à edição de livros de fotografia no Brasil.
Em 1997, criou o Gabinete da Imagem, voltado à comercialização da fotografia. Também se dedicou a carreira de fotógrafa. Realizou pelo menos seis exposições individuais e teve seu trabalho incluído em diversas coletivas e no acervo de instituições como a Coleção Pirelli-Masp, a Fototeca de Cuba, em Havana, e ao Kunsthaus, em Zurique, que adquiriu uma série de fotos para sua coleção permanente.
Escreveu o livro “Virtudes da Realidade”, lançado em 1995. Morava em Itatiba, interior de São Paulo, onde criou o Mandala, um centro de estudos e meditação.
A última exposição da fotógrafa em São Paulo, “Para Ver Sem Pressa”, esteve em cartaz entre julho e setembro na Galeria Fass.