Do blog Interesse Público, de Frederico Vasconcelos
Do economista Raul Velloso, especialista em contas públicas, sobre a disputa de poder e as resistências ao limite das despesas públicas com a PEC 241, em entrevista a Mariana Carneiro, nesta segunda-feira (17), na Folha, sob o título “Chiadeira contra teto não virá de educação e saúde, afirma especialista“:
***
Há outro orçamento que precisamos pensar, que é o dos Poderes autônomos [Judiciário, Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria]. A emenda diz que todos estão sujeitos ao limite global. Só que os Poderes já começaram a dizer que têm autonomia financeira e administrativa prevista na Constituição. Eles vão resistir, e aí entra uma disputa de poder complicada. Porque uma coisa é o ministro da Fazenda cortar na Agricultura, outra é nos outros Poderes.
(…)
Talvez os poderes digam: ‘Eu faço um pedaço e você faz o outro por mim’. No gasto com pessoal, certamente vão tentar relaxar a regra.
todos tem que participar do esforço de economia, é so diminuir um pouco as mordomias destes ‘PODERES”. que eu saiba o Estado é isso, os poderes e não só o executivo que leva chumbo para que os do legislativo, judiciário e pseudo poderes mp e tc refestelem-se .