ROGÉRIO DISTÉFANO
——————————————
Entenda
Mesmo os contra, gritam ‘Fora, Temer’. ‘Dentro, Dilma’, nem os a favor.
Que nem o PMDB
“O patriotismo é o último refúgio do canalha” – dr. Samuel Johnson, 1709-1784. A revolta do escritor contra os oportunistas que invadiam seu partido.
Palanque dos silvérios
Hoje no Brasil o palanque dos herdeiros de Joaquim Silvério dos Reis.
Palanque do pecado
Do jeito que vai, ano que vem terá que reforçar o palanque do Centro Cívico. Hoje não desaba porque em palanque pecado não pesa. Já o pecador…
De canoas
Muita chuva e Dilma teve que pousar em Canoas. Perdeu a festa no aeroporto de Porto Alegre. A canoa virou. Por deixá-la virar, foi por causa da Dilma, que não soube remar.
Se essa rua…
Ah, se os palanques fossem meus! Eu mandava ladrilhar, com pedrinhas de brilhante, só pra ver Márcia e Marcela brilhar.
Fim de namoro
COMEÇOU CEDO, aos quarenta, a visitar o urologista, médico de próstata. Mera precaução, pontinha de hipocondria. O doutor, gentil, delicado de natureza, não por afeição. Dez anos passados, foi para a faca, não por um motivo seu, ou de quem com ele houvesse, que qualquer querer tivesse. Porém por necessidade da dona da boiada: a mulher seguiu-o ao consultório a tempo de ouvir o doutor – “não é urgente, podemos esperar uns seis meses”. Nada disso, doutor, disse ela, interna amanhã mesmo. Correu tudo bem, a mulher algo frustrada, achou que ele iria sossegar o pito.
Seis meses, pós-operado, retorna ao médico. O doutor, sempre gentil, delicado de natureza, não por afeição. As perguntas de praxe, os resultados de laboratório, pede-lhe que vá ao gabinete anexo. Anos de estrada, conhece o trecho: deita na mesa de exames, despe-se até os joelhos, de lado, posição fetal. Ouve o estalar das luvas de látex sendo calçadas, antecipa o friozinho do gel lubrificante. O doutor, sempre gentil, delicado de natureza, não por afeição, sussurra-lhe, quase ao ouvido: “Agora não fazemos mais isso”. Entre frustrado e humilhado, vestiu-se e partiu. Parecia fim de namoro.