Quem vai ganhar a Olimpíada do Rio de Janeiro? A Rede Globo, fácil. Se o contingente de quase 500 atletas brasileiros faturasse apenas uma medalha de lata ao fim das competições, a “emoção” seria a mesma e os patrocinadores ficariam satisfeitos com o ufanismo verde-amarelo da emissora oficial do evento. Durante meses vendeu-se direitinho o peixe dos atletas que saíram do miserê para tentar o tal sonho da conquista de medalhas – isso enquanto o país despencava mais em todos os índices de saúde e educação. O Rio de Janeiro sitiado por milhares de militares também não é nada. O que vale é o que se vê na telinha de fazer doido. E a emissora é profissional. Tanto que o público fica maluco quando vê uma câmera ligada na frente. E dá-lhe gritaria e pulos. Faz parte. Assim como faziam as músicas de Dom e Ravel no período da Copa de 1970, marcada pela imagem do general Médici, o que estava de plantão, ouvindo jogo da seleção pelo radinho de pilha.