Do portal Bem Paraná
Morreu na manhã desta terça-feira (9) em Florianópolis (SC) o advogado trabalhista e ex-deputado federal Edésio Passos, um dos fundadores do PT no Paraná. Militante histórico do partido no Paraná, Passos nasceu em Tomazina, no interior do estado, e tinha 77 anos.
Passos foi o primeiro candidato a prefeito pelo PT em Curitiba, em 1985. Depois, foi deputado federal entre 1991 e 1994. Em 2002, disputou o Senado.
A militância começou cedo, no movimento estudantil. Formou-se em Direito em 1961 e depois do golpe militar de 1964 foi filiado à Ação Popular e à Ação Popular Marxista-Leninista. Depois de três anos no exílio, voltou ao Brasil e deu continuidade à carreira de advogado trabalhista. Participou da fundação do PT no estado e sempre esteve ligado à vida do partido. Também foi diretor administrativo de Itaipu Binacional.
Em 2012 foi homenageado com o projeto “Edésio Passos: 50 anos de advocacia”, que envolveu um site, um livro e um documentário sobre sua trajetória. Edésio Passos é pai do ex-vereador de Curitiba André Passos, que hoje atua como advogado.