Fábio Moon e Gabriel Bá
por Célio Heitor Guimarães
Embora haja desenhista brasileiro saindo pelo ladrão nas principais editoras de quadrinhos norte-americanas (Marvel e DC Comics), não é comum a criação artística brasileira ser reconhecida além fronteiras. Daí a importância do recebimento do Eisner Awards – uma das principais premiações de quadrinhos do mundo – pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá. Eles conquistaram o prêmio na categoria “Melhor Adaptação de Outro Meio”. Aliás, essa não foi a primeira vez que subiram ao pódio da fama internacional: em 2011, a dupla já vencera o mesmo Eisner Awards com Daytripper, considerada a “Melhor Minissérie”.
Desta feita, o trabalho laureado foi a “graphic novel” Dois Irmãos, já referida aqui neste espaço (lançada no Brasil pela Quadrinhos na Cia, selo da Companhia das Letras, foi publicada nos EUA pela editora Dark Horse, com o título de Two Brothers). Trata-se de uma adaptação em quadrinhos do livro homônimo escrito por Milton Hatoum, que narra a construção das relações de identidade e as diferenças em uma família em crise. A ação se passa em Manaus, AM, centrada nos irmãos gêmeos Yaqub e Omar e seu relacionamento com a mãe.
Não é demais repetir que Fábio Moon e Gabriel Bá, irmãos e gêmeos, paulistas de nascimento, representam, juntamente com André Diniz, o que há de melhor, hoje em dia, no mundo dos quadrinhos no Brasil.
Parabéns aos rapazes.