8:44George Martin, adeus

Da Folha.com

George Martin, lendário produtor dos Beatles, morre aos 90 anos

O lendário produtor musical britânico George Martin, que ficou conhecido como “o quinto Beatle”, por seu papel chave na carreira do quarteto de Liverpool, morreu aos 90 anos, anunciou nesta quarta-feira (9) o baterista Ringo Starr.

“Que Deus abençoe George Martin, paz e amor para Judy e sua família”, disse o ex-beatle em uma mensagem divulgada em sua conta no Twitter.Os Beatles começaram a trabalhar com Martin em junho de 1962, quanto o empresário do grupo, Brian Epstein assinou contrato com a gravadora EMI-Parlophone.

Martin, que produziu quase todos os discos do quarteto, teve um papel decisivo na integração de Ringo ao grupo, em substituição ao baterista Pete Best.

Nascido em Londres, filho de carpinteiro, Martin estudou na prestigiosa escola de música de Ghildhall e tocava oboé em clubes noturnos.

Trabalhou na BBC até o ano de 1955, quando, aos 29 anos, foi nomeado diretor da Parlophone.

O produtor contava que sentiu o enorme potencial dos Beatles desde o primeiro contato com a banda, em 1962. “Gostei de seu aspecto único e estava convencido de que teríamos um grupo de sucesso”, disse em entrevista à revista “Melody Maker”.

O primeiro single da banda “Love Me Do”, que ocupou o quarto lugar nas paradas em outubro de 1962, “era bem ruim, mas o melhor que podíamos oferecer”, havia dito.

“Love Me Do” foi seguida por “Please, Please Me”, que alcançou a segunda colocação, e por “From Me To You”, em abril de 1963, primeira canção do grupo a ocupar o topo das paradas.

Depois que a banda se separou, Martin criou a Air Studios, na ilha caribenha de Montserrat, que teve que fechar em 1989 devido a danos sofridos pela passagem do furacão Hugo.

O produtor também trabalhou com outros artistas como Bob Dylan, Sting e Elton John, e em discos do ex-beatle Paul McCartney, entre eles “Tug of War” e “Pipes of Peace”.

Ele continuou compondo e trabalhando com organizações beneficentes de música até sua morte.

Martin teve dois filhos, Alexis e Gregory, com sua primeira mulher, Sheena Chisolm, e mais dois filhos, Lucie e Giles, com sua segunda mulher, Judy Lockhart-Smith.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.