Do analista dos Planaltos:
“O PSD tem dificuldade de personalidade, o que faz com que a legenda apoie governos de partidos diferentes”. A afirmação é do prefeito de Londrina Alexandre Kireeff, que avalia migrar para o Partido Verde. A mudança atenderia um pedido do senador Alvaro Dias, que está deixando o PSDB e teria ofertado ao londrinense o comando estadual da sigla e a disputa pela sucessão de Beto Richa. Embora ainda não admita a mudança, Kireeff disse que o” ajuste programático” é normal na vida pública. “Os partidos têm que buscar valores e respeitar a sociedade”, afirmou. Ele, contudo, não confirmou as informações que de vários prefeitos mudariam de sigla junto com ele, em apoio a Alvaro, mas adiantou que, se acontecer algo, será em fevereiro.
Kireeff diz estar incomodado com o paradoxo de seu partido que apoia o PSDB no Estado e o PT em Brasília. Também declarou que seu município está na mira do que chama de Projeto Maringá, que tenta potencializar a candidatura da vice-governadora Cida Borghetti (Pros) a sucessão estadual.
Quanto a disputa da reeleição ele garante que ainda não se decidiu, mesmo com a aprovação pessoal de 70% e de 60% do governo. O que não abre mão é de administrar com rédeas curtas e mudar seu estilo. “O ano eleitoral chegou com comportamentos infantis nas redes sociais que baixam o nível político. Eu não mudo.” Se entrar na disputa ele pode enfrentar Marcelo Belinatti (PP), Roque Neto (PR), Jamil Janene (PP) e Marcos Belinati (Pros). Para Alvaro Dias, Kirreff é estratégico. Todos sabem que os ruralistas tem restrições com o PV.