Da assessoria de imprensa do senador Randolfe Rodrigues
Randolfe pede na terça-feira no Conselho de Ética do Senado a cassação do mandato de Delcídio do Amaral
Rede e PPS vão abrir processo contra senador preso
As bancadas da Rede Sustentabilidade e do PPS vão entrar com uma representação no Conselho de Ética do Senado Federal pela cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), na próxima terça-feira (1º).
A representação contra Delcídio será encabeçada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que consultou a executiva do partido antes de decidir pela ação junto ao Conselho de Ética do Senado Federal,. Além do apoio do PPS, o PSDB também pode endossar o pedido da Rede na próxima semana.
— A Rede Sustentabilidade deve entrar com representação até a próxima terça-feira. Esse é o prazo que aguardaremos para que a Mesa Diretora (do Senado) ingresse com o pedido. Buscaremos ainda o apoio de outros partidos para subscreverem a representação — explicou Randolfe Rodrigues, líder da Rede no Senado.
Delcídio, que foi detido pela PF (Polícia Federal) nesta quarta-feira (25), será acusado por quebra de decoro parlamentar, já que gravações feitas pelo filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, mostram que o senador teria tentado atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato.
O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), foi um dos 13 senadores que votaram contra a manutenção da prisão preventiva de Delcídio, referendada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Além dele, o colegiado é composto por outros 14 parlamentares.
Tem japonês bonzinho na historia.