A Abegás informa
Projeto da USP prevê perfuração de poço na Bacia do Paraná
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Energia e Ambiente da USP desenvolve um projeto que prevê a perfuração de um poço na Bacia do Paraná para avaliar o potencial de produção de gás não convencional. Os trabalhos, que serão conduzidos por uma empresa especializada, se concentrarão em nas unidades geológicas Grupo Irati e Formação Ponta Grossa.
Inicialmente, o projeto será desenvolvido com recursos próprios, mas o grupo aguarda a liberação de R$ 20 milhões contratados por meio de um edital da Finep, recursos que serão necessários para que a pesquisa conte com monitoramento em tempo real para observar os impactos das atividades nas fases de exploração e produção.
“Os estudos indicam que a exploração de gás não-convencional será possível no Sul do Brasil”, comenta o professor Colombo Celso Gaeta Tassinari, da Divisão Científica de Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia da USP.
Os pesquisadores também estudam, a partir de amostras de superfície, o potencial de áreas na Bacia do Parnaíba para abastecer uma termelétrica do tipo “boca de poço”.
Segundo Tassinari, há outras linhas de investigação na universidade, enfocando questões regulatórias a respeito do shale gas, bem como em impactos do fraturamento hidráulico sobre as atividades de mineração de carvão na região Sul do Brasil.
Fonte: Brasil Energia Petróleo e Gás