Do jeito que veio
O livro Empresários Brasileiros, de Latif Abrão Jr e Marcos Barrero, está sendo lançado pela editora L2M, de São Paulo, em parceria com a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas de Marketing do Brasil. A obra apresenta um perfil pessoal e empresarial de 51 líderes brasileiros em atividade de 1962 a 2013 e fixa um painel da construção do próprio capitalismo no país. Começa com o lançamento do carro Romi-Isetta, uma história de pioneirismo e um gesto de arrojo de uma empresa do interior paulista em meados do século passado, e alcança as duas décadas iniciais do novo século com empresas que desenvolvem novos negócios, como Dudalina e Grupo Doria. No fundo, o leitor terá em mãos uma História do Brasil pelos empreendedores. Em quase 500 páginas – com capa dura, papel couchê e repleto de ilustrações –, o livro proporciona uma leitura leve e agradável graças ao tom de narrativa jornalístico e literário, algo pouco comum na área a que se destina – economia e administração. Na bibliografia brasileira, não existe outra obra tão abrangente no mesmo gênero.
Destaque-se ainda a narrativa histórica leve e a tessitura textual literária. Os autores optaram conscientemente pelo estilo e, inclusive, estabeleceram diálogo com clássicos do jornalismo e da literatura. Por exemplo: o primeiro parágrafo do capítulo sobre o empresário Abilio dos Santos Diniz, do Pão de Açúcar, é uma espécie de apropriação e recriação da abertura do livro Cem Anos de Solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e a primeira frase do texto sobre Henry Maksoud, fundador do hotel que leva seu nome e dono da editora Visão, faz contraponto (na verdade desdiz) com um texto clássico do chamado novo jornalismo – Frank Sinatra está resfriado, de Gay Talese. “A rigor, o livro proporciona várias leituras”, diz o autor Latif Abrão Jr. “E pode figurar nas estantes de administração e negócios assim como no setor de jornalismo e até literatura”, lembra o autor Marcos Barrero.