O aplicativo ‘Caixa Tem’, criado para facilitar a vida dos milhões de brasileiros que estão no bico do corvo, já ganhou o apelido de ‘caixa tem dor de cabeça pra quem precisa’. Tudo é complicado e o dinheiro da ajuda, quando sai, é como se fosse um novo milagre de Fátima. Exemplo de um conhecido que perdeu o emprego de professor temporário em São Paulo, por causa da pandemia, chegou a morar uma semana na rua, porque não tem parentes, etc, e agora está no litoral morando de favor num apartamento de amigo, mas prestes a sair. “É preciso botar a boca no trombone porque nós, que precisamos, estamos sofrendo igual ao pagador de promessa, aquele do filme protagonizado pelo Leonardo Vilar – que Deus o tenha”.
As vezes nos sentimos indignados com este país, com suas riquezas, e nos separamos com situações como esta. Hoje assistimos o quanto o sistema de governo é frágil e incapaz de resolver questões reais.
Ora, tudo acontece pela ausência de um Estado. Quero enfatizar que a desigualdade e a extrema pobreza foi cultivada com objetivo de camuflar este sistema de poder em mãos de políticos incompetentes. Veja o desastre que vive a educação deste país, gastam bilhões, porém, saímos da pobreza e, principalmente a pior delas, falta de conhecimento. Salvar o Brasil et acima de tudo investir na educação de maneira efetiva e concreta, caso contrário teremos muitos professores vivendo está humilhante situação precária.