por Luis Caversan
Não, não vou defender o Chico Buarque de Hollanda por causa das suas posições políticas. Tampouco repreendê-lo. Não acho que me caiba uma coisa ou outra.
Mas não posso deixar de condenar aqueles que o xingaram na rua, assim como condenaria, sempre, qualquer um que ofendesse na rua quem quer que seja porque discorda de sua opinião democrática – veja bem, democrática.
Não quero defender ninguém, repito, somente a civilidade, o respeito, a diversidade, o pluralismo, a delicadeza, a tolerância.
E é pensando nestes valores tão caros e cada vez mais tão raros que me ponho ao lado de Chico Buarque de Hollanda. E também porque ele escreveu, entre outras, as seguintes canções:
Tatuagem
Ana de Amsterdã
Apesar de Você
Retrato em Branco e Preto
Cálice
Olhos Nos Olhos
Construção
Geni e o Zepelim
Roda Viva
O Meu Amor
Eu Te Amo
Cotidiano
Vai Passar
O Que Será
Atrás da Porta
O Meu Guri
Meu Caro Amigo
Mulheres de Atenas
A Noiva da Cidade
A Rita
Homenagem ao Malandro
Acorda Amor
Almanaque
Anos Dourados
Até o Fim
Bárbara
Basta Um Dia
Bastidores
Boi Voador
Bom Conselho
Bye, Bye, Brasil
Cambaio
Camisola do Dia
Carolina
Com Açúcar, Com Afeto
Copo Vazio
Cotidiano
De Todas As Maneiras
Deixe a Menina
Deus lhe Pague
Essa Moça Tá Diferente
Exaltação À Mangueira
Fado Tropical
Feijoada Completa
Festa Imodesta
Flor da Idade
Folhetim
Funeral de Um Lavrador
Gente Humilde
Gota D’água
Joana Francesa
João e Maria
Jorge Maravilha
Ligia
Madalena Foi Pro Mar
Mambembe
Maninha
Meu Caro Amigo
Não Existe Pecado ao Sul do Equador
Não Sonho Mais
Noite dos Mascarados
O Cio da Terra
Olê, Olá
Partido Alto
Passaredo
Pedaço de Mim
Pedro Pedreiro
Pequeña Serenata Diurna
Piano na Mangueira
Pivete
Quando o Carnaval Chegar
Sabiá
Samba de Orly
Se Eu Fosse Teu Patrão
Sinal Fechado
Sinhá
Sobre Todas As Coisas
Tanto Mar
Teresinha
Trocando Em Miúdos
Vai Trabalhar Vagabundo
Valsinha
Yolanda
Você Não Entende Nada
(PS – Se na listinha acima eu deixei passar alguma música que não seja do Chico, mas “apenas” de sua interpretação, você me perdoa?)
Ninguém contesta, Luiz Caversan, a profícua, inteligente e significativa contribuição literária e musical de Chico Buarque à cultura brasileira, e o também decorrente respeito e admiração angariado internacionalmente pelo artista, o que nos enche de orgulho.
Mas, quanto às críticas que recebe são, naturais. Por conta do seu posicionamento político-partidário, somando-se ainda as generosas e substanciais verbas que lhes são facilitadas – e como? – pela Lei Rouanet, que, junto a certos profissionais da Arte, funciona como uma espécie do Bolsa Família, por ai.
Aina não ouvi Você não entende nada. Mas tem tudo a vver com a defesa explícita e oca do Caversan.
parreiras, você tem seu, vamos lá, posicionamento político, mas se fosse cercado na saída de um restaurante por aloprados do outro lado, xingado, ameaçado, ia achar o que? que mora em botocúndia, não é mesmo? teoricamente vivemos em democracia e cada um tem o sagrado direito de pensar e se expressar da maneira que acha ser a mais correta. seja artista ou anônimo como nós. essa conversa de ser beneficiado, etc, parece coisa de gente que não sabe como funciona em qualquer governo, seja municipal, estadual ou federal, seja da direitalha, esquerdalha, ou qualquer alha. temos o direito de concordar ou não – e discordar de maneira civilizada, jamais ameaçando fisicamente. isso é barbárie! a obra do artista não tem nada a ver com isso. gabriel garcia marques morreu defendendo o regime cubano. seria lógico cercá-lo e ameaçá-lo por causa disso numa visita ao brasil? cada um, cada um, meu caro. abraço. saúde.
ZB, sou totalmente contra esta imbecilidade que fizeram com o chico e concordo plenamente com o que você escreve sobre o sagrado direito de ter e expressar sua opinião.
O problema é que os mesmos imbecis que atacaram por exemplo Yoani Sanches, agora estão “indiguinaaaados” com os outros imbecis que fizeram o mesmo com o chico.
Não pode existir numa democracia de verdade nenhum dos dois grupos, enquanto tivermos gente que acha que todos tem que pensar da mesma forma não seremos a democracia que tanto queremos.
Abraços e até 2016!!!
isso aí, josé. abraço. saúde a você e aos seus.
Eu também sou contra qualquer tipo de agressão, como por exemplo as que o MSTA faz quando invade uma fazendo, mata o gado queima casas, expulsa caseiros, enfim fazem tudo aquilo que os militantes do PT como o Chico sabem, agora não pode agredir o Chico, mas chamar de “babaca”pode?
Então ele é um babaca, de resto não penso em agredi-lo fisicamente, respeito a sua opinião, sua ideologia imbecil, seus afetos carinhosos com um povo que suga o Brasil, mente para a população descaradamente e se ele fosse honesto consigo mesmo mudaria a letra da música para….., ” joga pedra e bosta na Dilma”, deixando a coitada da Geni de fora.
O Pés de uva também recebia uma verbasinha do Bob para falar bem do governo em um jornalzinho. Lembra ou já esqueceu?
mas que barbaridade!
Os tempos estão ficando difíceis novamente, se não podemos escolher que partido seguir sem levar porrada, voltamos aos anos de chumbo.